As transformações no mercado de trabalho, bem como no mundo empresarial, exigem adaptações. E, nesse contexto atual, a liderança humanizada é muito bem-vinda.

Isso porque tornou-se cada vez mais valioso para os profissionais ter um ambiente saudável de trabalho, com espaço para crescimento e desenvolvimento de competências. Então, a remuneração e os benefícios oferecidos pelo empregador são vistos como atrativos complementares.

Hoje, um dos aspectos que fazem a diferença na hora de aplicar a uma vaga é a liderança – quanto mais humanizada, melhor.

Entretanto, o conceito de liderança humanizada é novo para alguns, e para tirar suas dúvidas sobre o tema, preparamos um artigo com a respeito. Veja só.

Boa leitura!

Índice

1. Afinal, o que é liderança humanizada?

2. Quais as principais características da liderança humanizada?

3. Por que a liderança humanizada é importante para sua empresa?

4. Como colocar a liderança humanizada em prática?

Afinal, o que é liderança humanizada?

O conceito ganhou força durante o período de pandemia, em que exigiu dos líderes um olhar mais empático e compreensivo sobre seus colaboradores. Uma mescla de liderança, solidariedade, cuidado com o próximo e bem-estar de todos os membros da equipe.

Enquanto a liderança despreparada espera cada vez mais de seus colaboradores mesmo em condições adversas, a liderança humanizada vai no sentido de permitir que seus liderados consigam crescer pessoal e profissionalmente, encontrando no ambiente de trabalho um espaço para interação, evolução e autoconhecimento.

Quais as principais características da liderança humanizada?

A principal característica é o foco no ser humano, também chamada de liderança centrada no ser humano (ou, do inglês, human-centric leadership). Isso faz com que os líderes foquem sua gestão em entender os empregados, tanto seus sentimentos, necessidades quanto objetivos.

Entre as características desse tipo de liderança, podemos citar:

  • Empatia para compreender o colaborador e se colocar em seu lugar;
  • Foco no bem-estar para oferecer um ambiente de trabalho agradável;
  • Comunicação simples e eficiente, trazendo clareza aos processos e às relações;
  • Incentivo ao autoconhecimento por parte de cada colaborador;
  • Solidariedade entre os membros da equipe, incluindo líderes e gestores.

Essas são apenas algumas das formas pelas quais a liderança centrada na pessoa e não em resultados funciona.

Por que esse novo conceito é importante para sua empresa?

A empresa que preza pela liderança humanizada, se coloca no caminho a favor do desenvolvimento do ser humano no geral. O bem-estar do colaborador estimula a produtividade e, consequentemente, o bom funcionamento da empresa.

Além disso, o empregado que consegue se sentir confortável no ambiente de trabalho, tende a se planejar a longo prazo para permanecer no cargo e vaga que ocupa. Isso pode inclusive aumentar a retenção de talentos.

Mais do que isso, a empresa com liderança humanizada pode se beneficiar de:

  • maior produtividade;
  • saúde organizacional;
  • consequente aumento nos lucros;
  • torna a empresa mais atraente para investidores e clientes;
  • aumenta o senso de pertencimento.

Como colocar a liderança humanizada em prática?

O primeiro passo para mudar o ambiente organizacional é através do treinamento adequado dos líderes. De preferência, aposte em programas de desenvolvimento de lideranças — uma forma adequada de respeitar a cultura e valores da empresa.

Ofereça feedbacks construtivos, evitando críticas desnecessárias, elogiando quando for oportuno, mas mantendo um canal aberto de diálogo de mão dupla.

Assim, o empregado vai se sentir confortável para falar sobre o que o agrada e desagrada também, afinal ele é parte da organização.

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