O relacionamento com o cliente é um ponto especialmente delicado para as empresas e justamente por isso deve receber esforços específicos e persistentes, pois impacta nas vendas e no posicionamento frente à concorrência.
Neste artigo explicaremos o que é necessário para melhorar esse relacionamento e fidelizar clientes, explicando outros benefícios que podem vir junto com isso. Veja a seguir.
Índice
1. A importância do bom relacionamento com o cliente
2. Níveis de relacionamento
2.1 Nível básico
2.2 Nível reativo
2.3 Nível responsável
2.4 Nível proativo
2.5 Nível de parceria
3. Principais vantagens e três iniciativas para melhorar o relacionamento
3.1 Tenha mais empatia
3.2 Entregue confiança
3.3 Entenda o comportamento do cliente
A importância do bom relacionamento com o cliente
Sabemos que as tecnologias estão em constante evolução, por isso é importante associar essa evolução ao aumento da interação dos consumidores com as empresas.
É natural que um maior acesso à informação faça com que os consumidores estejam mais exigentes com as empresas.
Daí a importância de cuidar sempre da gestão de relacionamento com cliente. E manter o foco em proporcionar uma boa experiência de atendimento, priorizando a solução de dores e o atendimento de necessidades.
Níveis de relacionamento
O relacionamento com o cliente possui cinco níveis diferentes, vejamos a seguir.
Nível básico
Nesse nível, a empresa não conhece exatamente quem é o seu público e mantém seu foco apenas no fechamento de vendas.
Esse nível pode causar diversos prejuízos para a imagem da empresa, já que ela não realiza ação alguma para construir um relacionamento com o cliente e oferecer melhores soluções.
Nível reativo
No reativo os vendedores analisam quais são os melhores potenciais clientes e os que podem gerar maior lucro para a empresa, tentando oferecer produtos e serviços, porém sem considerar suas dores e necessidades.
E por falar em relacionamento com o cliente, conheça alguns conceitos importantes do ponto de vista do tratamento dos dados das pessoas, veja a diferença entre dados pessoais, dados sensíveis e dados anonimizados.
Nível responsável
Aqui, a empresa acaba por perceber que é necessária a aproximação com os clientes, de modo a construir vínculos. Assim, os vendedores passam a ser instruídos a realizar vendas com o foco na solução de problemas.
Nível proativo
Esse nível já é avançado. Aqui, o relacionamento com o cliente é constante e existem estratégias mais avançadas para melhorar ainda a experiência dele com o atendimento dado pela empresa.
A equipe de vendas entende a importância de solucionar os problemas dos consumidores, de modo a oferecê-los exatamente o que precisam.
Nível de parceria
No nível de parceria, o cliente é completamente fiel à marca. Nesse nível, os vendedores possuem papel de consultores e buscam auxiliar os clientes na melhor escolha de soluções. É nesse nível que se pratica a venda consultiva.
Principais vantagens e três iniciativas para melhorar o relacionamento
Entre as vantagens de um bom relacionamento com o cliente está a possibilidade de aumentar a confiabilidade na marca, o que se desdobra em fidelizações.
Com clientes fieis a interação é mais recorrente e são buscada formas de resolução de problemas, o que culmina em clientes mais satisfeitos.
Confira três iniciativas para otimizar o relacionamento com os clientes do seu negócio:
Tenha mais empatia
Existem diferentes caminhos para colocar isso em prática, um deles tentar oferecer soluções viáveis, com base no conhecimento sobre dores e necessidades.
É importante que os vendedores tentem se colocar no lugar do cliente e identifiquem o perfil de cada um, conseguindo abordá-los no momento ideal.
Entregue confiança
A confiança é a chave no relacionamento com os clientes. Mas isso envolve transparência, honestidade e ética nos negócios.
No momento em que um vendedor realiza uma venda consultiva, é importante informar ao cliente quando uma solução não é viável para ele. Mesmo que isso prejudique a venda, gera confiança e favorece a reputação da empresa.
Entenda o comportamento do cliente
Agora, é necessário e criar personas. Além disso, para poder traçar melhores estratégias de atração e abordagens corretas para melhorar o relacionamento com o cliente, é preciso analisar dados estratégicos que possibilitem compreender melhor qual o perfil do seu cliente.
Para ajudar você nesse ponto, a Metadata dispõe de consultoria em gestão de relacionamento com o cliente, além de outros serviços. Acesso o site para conhecer alguns de nossos cases, ou já entre em contato conosco e conte o que quer melhorar no seu negócio.