O relacionamento com o cliente é um ponto especialmente delicado para as empresas e justamente por isso deve receber esforços específicos e persistentes, pois impacta nas vendas e no posicionamento frente à concorrência.

Neste artigo explicaremos o que é necessário para melhorar esse relacionamento e fidelizar clientes, explicando outros benefícios que podem vir junto com isso. Veja a seguir.

Índice

1. A importância do bom relacionamento com o cliente

2. Níveis de relacionamento
2.1 Nível básico
2.2 Nível reativo
2.3 Nível responsável
2.4 Nível proativo
2.5 Nível de parceria

3. Principais vantagens e três iniciativas para melhorar o relacionamento
3.1 Tenha mais empatia
3.2 Entregue confiança
3.3 Entenda o comportamento do cliente

A importância do bom relacionamento com o cliente

Relacionamento com o cliente

Sabemos que as tecnologias estão em constante evolução, por isso é importante associar essa evolução ao aumento da interação dos consumidores com as empresas.

É natural que um maior acesso à informação faça com que os consumidores estejam mais exigentes com as empresas.

Daí a importância de cuidar sempre da gestão de relacionamento com cliente. E manter o foco em proporcionar uma boa experiência de atendimento, priorizando a solução de dores e o atendimento de necessidades.

Níveis de relacionamento

O relacionamento com o cliente possui cinco níveis diferentes, vejamos a seguir.

Nível básico

Nesse nível, a empresa não conhece exatamente quem é o seu público e mantém seu foco apenas no fechamento de vendas.

Esse nível pode causar diversos prejuízos para a imagem da empresa, já que ela não realiza ação alguma para construir um relacionamento com o cliente e oferecer melhores soluções.

Nível reativo

No reativo os vendedores analisam quais são os melhores potenciais clientes e os que podem gerar maior lucro para a empresa, tentando oferecer produtos e serviços, porém sem considerar suas dores e necessidades.

E por falar em relacionamento com o cliente, conheça alguns conceitos importantes do ponto de vista do tratamento dos dados das pessoas, veja a diferença entre dados pessoais, dados sensíveis e dados anonimizados.

Nível responsável

Aqui, a empresa acaba por perceber que é necessária a aproximação com os clientes, de modo a construir vínculos. Assim, os vendedores passam a ser instruídos a realizar vendas com o foco na solução de problemas.

Nível proativo

Esse nível já é avançado. Aqui, o relacionamento com o cliente é constante e existem estratégias mais avançadas para melhorar ainda a experiência dele com o atendimento dado pela empresa.

A equipe de vendas entende a importância de solucionar os problemas dos consumidores, de modo a oferecê-los exatamente o que precisam.

Nível de parceria

No nível de parceria, o cliente é completamente fiel à marca. Nesse nível, os vendedores possuem papel de consultores e buscam auxiliar os clientes na melhor escolha de soluções. É nesse nível que se pratica a venda consultiva.

Principais vantagens e três iniciativas para melhorar o relacionamento

Atendimento ao cliente

Entre as vantagens de um bom relacionamento com o cliente está a possibilidade de aumentar a confiabilidade na marca, o que se desdobra em fidelizações.

Com clientes fieis a interação é mais recorrente e são buscada formas de resolução de problemas, o que culmina em clientes mais satisfeitos.

Confira três iniciativas para otimizar o relacionamento com os clientes do seu negócio:

Tenha mais empatia

Existem diferentes caminhos para colocar isso em prática, um deles tentar oferecer soluções viáveis, com base no conhecimento sobre dores e necessidades.

É importante que os vendedores tentem se colocar no lugar do cliente e identifiquem o perfil de cada um, conseguindo abordá-los no momento ideal.

Entregue confiança

A confiança é a chave no relacionamento com os clientes. Mas isso envolve transparência, honestidade e ética nos negócios.

No momento em que um vendedor realiza uma venda consultiva, é importante informar ao cliente quando uma solução não é viável para ele. Mesmo que isso prejudique a venda, gera confiança e favorece a reputação da empresa.

Entenda o comportamento do cliente

Agora, é necessário e criar personas. Além disso, para poder traçar melhores estratégias de atração e abordagens corretas para melhorar o relacionamento com o cliente, é preciso analisar dados estratégicos que possibilitem compreender melhor qual o perfil do seu cliente.

Para ajudar você nesse ponto, a Metadata dispõe de consultoria em gestão de relacionamento com o cliente, além de outros serviços. Acesso o site para conhecer alguns de nossos cases, ou já entre em contato conosco e conte o que quer melhorar no seu negócio.