Realizar análises para tomar decisões é um dos princípios básicos para que a gestão de seu negócio seja feita de forma eficaz. Sendo assim, no artigo de hoje vamos explorar um pouco mais o tema análise preditiva e ferramentas que podem ser utilizadas.

Isso porque, com o avanço de tecnologias e com a chegada de ferramentas para o mundo corporativo, também surgiram soluções capazes de ajudar em análises preditivas, que simulam o cenário futuro de seu negócio.

Entenda agora no que consiste exatamente essa análise e a importância de realizá-la nas empresas.

Índice

1. O que é análise preditiva e qual seu objetivo?

2. Porque a análise preditiva é importante para as empresas?

3. Ferramentas para fazer análises preditivas

O que é análise preditiva e qual seu objetivo?

A análise preditiva é um tipo de análise que observa todas as informações que um negócio possui, realizando através desses dados e de informações do mercado, quais são os futuros cenários mais prováveis referentes ao dado pesquisado.

Isso acontece através de diferentes tipos de tecnologia: algoritmos estatísticos, aprendizado de máquina (Machine Learning) de Big Data, inteligência artificial e outras modelagens preditivas.

Aproveite para saber também, de forma complementar ao tema, como uma análise preditiva ou descritiva podem ajudar a empresa.

Assim, a análise preditiva apresenta várias informações preciosas sobre possíveis resultados futuros que contribuem para enxergar quais as melhores decisões sobre projetos, metas de vendas, comportamento de clientes, sazonalidade, oportunidades de mercado, entre outros.

Então, fica claro que o objetivo da análise preditiva é cumprir uma função analítica do negócio, aproveitando milhares de dados sobre o negócio, que se não forem organizados e interpretados, acabam não tendo utilidade alguma.

Por que a análise preditiva é importante para as empresas?

Por que a análise preditiva é importante para as empresas

A análise preditiva é tão essencial para as empresas pelo fato de contribuir de forma aprofundada na tomada de decisões. As projeções ajudam muito a tomar decisões sobre diferentes áreas, além de garantir que seu negócio continue competitivo frente aos concorrentes.

Com uma análise estratégica do futuro, as equipes conseguem mapear oportunidades, e inclusive ameaças, o que facilita alcançar metas e garantir um crescimento saudável do negócio.

Os benefícios são muitos, e vão além da parte de vendas:

  • mapear as possíveis movimentações do setor onde atua;
  • prever falhas de segurança digital ou de maquinários;
  • melhorar as estratégias de marketing;
  • entender sobre o consumo e o comportamento dos consumidores;
  • reduzir riscos operacionais e comerciais;
  • melhorar a operação interna do negócio;
  • organizar suas manutenções preditivas.

Ferramentas para fazer análises preditivas

Existem várias maneiras de garantir os meios para ter acesso a uma análise preditiva completa. É possível encontrar o serviço de equipes especializadas em realizar essas análises através da interpretação da Big Data, geralmente prestado como um serviço terceirizado por empresas da área.

Ainda, também é possível usar ferramentas que realizam essas análises de forma interna, necessitando também a contratação de colaboradores que possuam conhecimento na área.

Um desses sistemas é o Power BI, um software da Microsoft capaz de realizar a análise de dados, interpretando informações através de arquivos do Excel inseridos no sistema. Ela garante uma melhor visão sobre inteligência de negócios e emite relatórios e gráficos de fácil interpretação.

Outra opção é o Adobe Analytics, um software exclusivo para realizar análises preditivas através de Aprendizado de Máquina e modelagens estatísticas. Ele consegue realizar análises avançadas focadas em cenários futuros para seu negócio.

Nossa terceira sugestão é o Tableau, uma plataforma de Business Intelligence bem conhecida no mercado. Possui funções avançadas, como a habilidade de moldar cálculos de maneira que ele teste mais de um cenário, usando vários grupos e conjuntos de dados diferentes.

Com todas essas informações ficou fácil entender como sua empresa pode se beneficiar ao realizar análises preditivas, facilitando a gestão nas decisões importantes e dando insights para seu crescimento.

Não pare por aqui, acompanhe nossos artigos e conheça nossos serviços para ter uma luz na visualização de oportunidades de negócio. Ou já entre em contato pelo WhatsApp para falar com nossos especialistas Karine ou Felipe e tire suas dúvidas.