Saber a diferença entre análise preditiva e análise descritiva é essencial para conseguir fazer a aplicação de ambas em seu negócio. As duas contam com várias vantagens interessantes, e podem ajudar sua empresa de maneira significativa.

No entanto, para que isso aconteça, é preciso conhecer melhor o conceito de ambos, além dos tipos de análise de dados existentes. Compreender como cada uma delas funciona é o básico para aplicar o conhecimento em seu empreendimento. Veja a seguir.

Índice

1. Conheça os tipos de análise de dados

2. Entenda a análise preditiva

3. Conheça também a análise descritiva

Conheça os tipos de análise de dados

Antes de qualquer coisa, é preciso conhecer os tipos de análise de dados, essenciais para garantir um melhor entendimento do tema. São apenas 4 as alternativas existentes, e cada uma delas pode ajudar o seu negócio de maneira distinta.

De maneira geral, podemos dizer que os tipos de análise são os seguintes:

  • Descritiva: ajuda na construção de estratégias por meio da análise;
  • Diagnóstica: foca na análise de dados para algo que já aconteceu, e não no futuro;
  • Preditiva: orienta na prevenção de cenários futuros, por meio do padrão de dados;
  • Prescritiva: simula cenários, ajudando a prever comportamentos e orientar na tomada de decisão no futuro.

Cada uma delas, de forma resumida, pode ser definida dessa maneira, no entanto, é preciso conhecer a fundo o seu funcionamento. Por isso, a seguir, vamos falar dos dois métodos de análise de dados mais comuns: o preditivo e o descritivo.

Aproveite para descobrir como fazer uma análise de dados estratégica na sua empresa.

Entenda a análise preditiva

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análise de dados preditiva é a mais comum de ser utilizada, e, como dissemos, tem o objetivo de prever cenários futuros. Por meio da análise de padrão de dados, não é possível prever o que vai acontecer, mas sim, o que deve acontecer se determinadas ações forem tomadas.

Com ela, as empresas conseguem determinar tendências, causas, probabilidade de algo acontecer, entre outras informações. Até mesmo o aparecimento de uma nova concorrente no mercado pode ser notado graças ao padrão de dados gerais.

Com essas informações, a empresa pode não saber o que vai acontecer exatamente, no entanto, consegue se preparar para vários cenários diferentes. Dessa forma, as chances de sucesso ao lidar com uma crise, por exemplo, são muito maiores do que o habitual.

Conheça também a análise descritiva

Já quando falamos sobre a análise descritiva estamos falando de fatos já concretizados, e não sobre uma previsão. Por isso, ela serve para orientar a criação de estratégias, afinal, trabalhamos com informações reais para o momento atravessado.

Alguns dos procedimentos que se enquadram como parte da análise descritiva são os seguintes:

  • Aplicação de métricas e a avaliação dos resultados obtidos com a aplicação do planejamento;
  • Análise do negócio, para verificar pontos que podem ser melhorados;
  • Relatórios.

Como você pode ver, a análise descritiva é tem foco no agora, enquanto que a preditiva é tem relação com o futuro. As duas são muito importantes para as empresas de maneira geral. Por isso, não podem ser descartadas do seu planejamento.

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