A reconstrução de processos é uma estratégia fundamental para que uma empresa consiga alcançar seus objetivos com rapidez, como elevar sua eficiência e produtividade e melhorar sua diferenciação competitiva no mercado.

Trata-se de uma estratégia que consiste em reconstruir processos empresariais a fim de garantir um melhor desempenho geral. Então, conheça quatro passos para reconstruir processos em sua empresa.

Índice

1. Mapeie os processos de sua empresa

2. Analise detalhada e criticamente cada processo

3. Formule soluções para os processos

4. Implemente a reconstrução de processos em sua empresa

1. Mapeie os processos de sua empresa

O primeiro passo consiste em mapear todos os processos que fazem parte de sua empresa. É somente dessa forma que se pode ter uma visão ampla acerca de todos eles. Em uma organização, normalmente existem os seguintes processos:

  • processo de venda: é um processo de realização de venda, ou seja, quando o consultor de vendas aborda o cliente, faz ele comprar o produto/serviço e concretiza a venda;
  • processo de atendimento ao cliente: é a operação pela qual se busca prestar atendimento ao cliente antes, durante e depois da venda;
  • processo de produção: é o caminho/processo que o setor de produção leva para produzir produtos fornecidos pela empresa;
  • processo de pagamento: operação pela qual uma empresa realiza e contabiliza o pagamento realizado a seus funcionários, fornecedores, governo etc.

2. Analise detalhada e criticamente cada processo

Em seguida, é necessário realizar uma análise detalhada e crítica, a fim de identificar problemas que precisam de soluções.

Por exemplo, verificar quanto tempo um colaborador leva para atender a um cliente. Essa é uma variante importante, visto que pode ajudar a organização a melhorar o tempo de atendimento e assegurar a satisfação do cliente.

Aproveite para conhecer também 5 técnicas de mapeamento de processos mais utilizadas.

3. Formule soluções para os processos

Formular soluções, reconstrução de processos

Após analisar cada processo que foi mapeado em sua empresa, é hora de pensar em soluções buscando otimizá-lo.

Nesse contexto, otimizar significa padronizar os processos a fim de garantir sua melhoria no sentido de reduzir custos, desperdícios, tempo, entre outras variantes. Com isso, a organização pode funcionar de forma adequada e otimizada.

E se tem dúvidas da diferença que pode fazer uma otimização, saiba por que otimizar processos na empresa e quais as principais vantagens.

4. Implemente a reconstrução de processos em sua empresa

Por fim, implemente a reconstrução dos processos em sua empresa, com base nas soluções que pensou para cada uma das operações que necessita de melhoria.

Vale mencionar que é fundamental estabelecer indicadores de desempenho, pois eles podem fornecer dados capazes de garantir ao gestor saber se as reconstrução dos processos está dando os resultados almejados.

Com base nas informações fornecidas pelas métricas de desempenho, o gestor pode reforçar a reconstrução ou promover melhorias a fim de que ela consiga produzir os resultados desejados.

Para isso, contrate uma consultoria especializada. Afinal, nem sempre os profissionais da empresa são a melhor escolha para ficar à frente da reconstrução de processos, pois eles podem apresentar uma visão viciada da situação.

Assim, a consultoria se torna uma ótima escolha, pois conta com profissionais que são capacitados e qualificados para oferecer esse serviço com excelência.

Viu que com apenas quatro passos você pode reconstruir os processos de sua empresa, e assim fazer com que ela alcance seus resultados com rapidez? Mas que bom que agora sabe como fazer isso, basta colocar os passos destacados em prática.

Somos especialistas em mapeamento de processos de negócios. Então, aproveite o momento para acessar o nosso site, conhecer nossos serviços e entrar em contato pelo WhatsApp para tirar dúvidas com nossos especialistas Karine ou Felipe.