Otimizar os processos internos de uma empresa é de suma importância para garantir produtos e serviços de valor aos clientes finais. E para facilitar essa operação, vale a pena apostar em técnicas de mapeamento de processos de negócios.

Continue a leitura e confira alguns dos tipos de mapeamento mais utilizados pelas empresas e encontre o que melhor o atenda a sua no cenário de negócio atual.

Índice

1. Fluxograma

2. Mapofluxograma

3. Fluxograma Horizontal

4. UML — Unified Modeling Language

5. BPMN — Business Process Model and Notation

1. Fluxograma

Dentre as técnicas de mapeamento de processos mais comuns, esta ferramenta costuma representar o processo com base em símbolos e formas gráficas, que quando estão organizados, mostram a imagem de um fluxo de processo.

De forma clara, o principal objetivo do fluxograma é tornar o entendimento do mapeamento ainda mais fácil por meio de informações e dados de forma visual, a fim de facilitar a análise por parte de gestores de equipes.

Em síntese, o objetivo é buscar as melhorias para otimizar as deficiências encontradas. E para aproveitar a leitura deste tema e também descubra o que realmente significa a otimização de processos.

2. Mapofluxograma

Tipos de fluxograma

Em geral, o mapofluxograma costuma ser representado com base em um layout de linha de produção de uma fábrica, por exemplo. Isto é, mostra o trajeto de um material, formulário, produto, ou até mesmo uma pessoa, em um determinado processo produtivo.

De forma prática, entendemos que ele é basicamente a união do fluxograma, tendo como principal questão o layout.

3. Fluxograma Horizontal

Sendo uma versão mais completa do fluxograma comum, o horizontal consegue incorporar mais detalhes nos processos.

Sendo o fluxograma horizontal, dispõe de uma matriz, uma vez que as etapas de cada processo são ressaltadas em seu eixo horizontal.

Além disso, os profissionais que são encarregados de conduzir esse fluxograma também são indicados no eixo vertical.

4. UML — Unified Modeling Language

A UML é basicamente a padronização sobre uma gama de diagramas, tendo como principal foco a estruturação e descrição de um sistema qualquer, com base no princípio de diagramas.

Ou seja, a empresa resolve mapear processos com base na UML, é possível realizar o acompanhamento da evolução de um processo, durante um período determinado.

Há a versão 2.2 da UML, e dentro de seu sistema, existem cerca de 14 diferentes tipos de diagramas, porém dividem-se em duas categorias: os diagramas comportamentais e os diagramas estruturais.

De forma prática, o diagrama estrutural tende a ser usado para especificar, visualizar, construir e documentar atividades de cunho estatísticas do sistema.

Por outro lado, o diagrama comportamental tende a representar as estruturas de classe da empresa, bem como as classes de controle, interface, entre outros.

5. BPMN — Business Process Model and Notation

É um tipo de notação que foi elaborada para realizar a padronização e modelagem das atividades da empresa.

Em outras palavras, esse tipo de mapeamento busca ilustrar a modelagem do negócio de maneira intuitiva, simples e precisa. Da mesma maneira em que ocorre em fluxogramas, o BPMN também dispõe de uma simbologia no seu diagrama.

Desse modo, sua solução é mais clara e objetiva, dando a equipe mais objetividade sobre o que deve ser otimizado, desenvolvido ou retirado.

Conforme vimos, os mapeamentos de processos são importantíssimos para o desenvolvimento da sua empresa, uma vez que analisam pequenos processos e reduzem gargalos e atividades que não são eficientes para a competitividade do seu negócio.

Por esse motivo, conte conosco para desenvolver técnicas de mapeamento de processos em sua empresa e otimizar a marca no mercado. Entre em contato e tire suas dúvidas, basta chamar pelo WhatsApp. Aproveite para acessar o nosso site e conhecer os cases de sucesso.