A pesquisa de clima organizacional é uma das ferramentas mais importantes para entender como está o funcionamento do ambiente de trabalho e como os colaboradores estão sendo impactados com isso.

Por meio da pesquisa de clima podemos usar a percepção dos funcionários para promover melhorias e entender o contexto que estão inseridos. Com isso, temos um retorno no aumento da produtividade, na motivação e nos resultados financeiros.

Para que você entenda qual a real importância desse tipo de pesquisa de clima e o seu objetivo no ambiente corporativo, hoje trouxemos informações importantes a respeito desse tema, confira a seguir:

Índice

1. O que é pesquisa de clima?

2. Qual o objetivo da pesquisa de clima?

O que é pesquisa de clima?

Uma pesquisa de clima organizacional é feita a partir de um questionário digital ou físico no qual o colaborador responderá as perguntas relativas a sua percepção sobre a empresa na qual atua e como tem sido a sua experiência.

Nesse quesito, o principal objetivo da pesquisa de clima é analisar os dados coletados. Dessa forma, para conseguir compreender os principais problemas e questionamentos para, então, focar no desenvolvimento das pessoas, melhorando a produtividade da equipe.

Essa pesquisa deve ser feita sempre de maneira anônima e pelo menos uma vez ao ano.

Já pensou em fazer um mapeamento de traços de perfil de cada colaborador? Então, entenda quais os 4 perfis comportamentais DISC.

Qual o objetivo da pesquisa de clima organizacional?

Com a pesquisa de clima é possível entender, analisar e fazer com que os impactos negativos sejam minimizados a fim de trazer melhores resultados para a organização.

Aproveite para saber também como deve ser o clima organizacional da empresa.

É por meio da pesquisa de clima que a empresa consegue identificar os pontos a melhorar, além de entender como está a percepção dos funcionários referente aos diversos fatores que envolvem a empresa.

Pesquisa na empresa

A partir das respostas obtidas no formulário de pesquisa, é possível traçar estratégias de melhorias constantes em curto, médio e longo prazo. E para motivar todos os funcionários de maneira igual.

Vale salientar que não existe uma regra para aplicação da pesquisa na empresa, e as gestões podem fazer uma aplicação livre de acordo com a sua realidade, mas é importante respeitar alguns pontos específicos.

Saiba mais sobre clima organizacional: quais são os tipos e como identificar cada um?

Além disso, como dito anteriormente, as respostas precisam ser anônimas e a pesquisa não deve ser obrigatória. Isso permite que os funcionários se sintam à vontade para responder as perguntas ou não.

As perguntas da pesquisa de clima devem ser simples e diretas, evitando levar muito tempo para respondê-las, sendo o formato indicado o de formulário, e pode ser feito de forma virtual, tornando o processo mais prático.

Se você deseja tirar suas dúvidas sobre o assunto, acesse o nosso site ou entre em contato conosco. Nós podemos elaborar uma solução de gestão sob medida para a sua empresa.