Atrair e reter bons profissionais faz parte das ações para que uma empresa conquiste o sucesso. Hoje, além de um salário atrativo, um bom ambiente de trabalho influencia muito no momento da contratação e na rotatividade dos colaboradores. É por isso que toda empresa deve se preocupar em ter um bom clima organizacional.

Um ambiente de trabalho acolhedor é ótimo para melhorar as relações interpessoais, além de aumentar a produtividade. Continue a leitura para entender o que é o clima organizacional, sua importância para as empresas e quais estratégias podem ajudar.

Índice

1. O que é clima organizacional?

2. Como as empresas devem compreender esse assunto?

3. Como avaliar o clima organizacional da empresa?

4. A importância da consultoria para o clima organizacional

O que é clima organizacional?

O que é clima organizacional

O clima organizacional diz respeito à forma como os colaboradores se sentem na empresa. É a junção de sentimentos e opiniões que os profissionais possuem a respeito do local de trabalho.

A forma como os profissionais se sentem dentro de uma empresa repercute na maneira como as tarefas são realizadas no dia a dia. Isso pode tanto trazer um impacto positivo, como negativo para a produtividade.

Uma das funções do setor de RH de uma empresa é ter atenção aos fatores negativos que atrapalham o clima organizacional, por isso é importante buscar serviços como a pesquisa de clima organizacional.

Apesar de ser impossível agradar a todos, é possível que toda empresa tenha estratégias para uma boa cultura organizacional. A partir dela é possível proporcionar crescimento aos profissionais e ao negócio.

Como as empresas devem compreender esse assunto?

O conceito do clima organizacional é a percepção coletiva da empresa. Por meio de suas experiências no ambiente de trabalho, o colaborador passa a ter uma percepção que pode ou não favorecer a realização das atividades.

O clima organizacional também afeta as relações interpessoais, que por sua vez podem transformar a empresa tanto em um ambiente acolhedor, como hostil.

Se preocupar com o clima organizacional melhora a produtividade, reduz a rotatividade de colaboradores e melhora o ambiente de trabalho para todos. Para compreender o assunto, é preciso avaliar constantemente o local de trabalho, como veremos a seguir.

Sobre como gerar motivação na equipe, leia também: Como usar a Gestão por Competências e o teste Disc como ferramentas.

Como avaliar o clima organizacional da empresa?

Como avaliar clima na empresa

Contudo, avaliar o clima organizacional da empresa pode ser um desafio. Afinal, estamos falando de como se sentem diversas pessoas.

Muitas vezes, os colaboradores não estão à vontade para falar sobre suas percepções no ambiente de trabalho. A melhor maneira de avaliar o clima organizacional é a partir da pesquisa de Clima Organizacional.

Em um primeiro momento, sentimentos e opiniões podem não ficar tão claros aos gestores, o que dificulta uma análise profunda de verdade.

Nesse sentido, a pesquisa de clima organizacional é elaborada por profissionais e fornece análises quantitativas e qualitativas aos gestores. E tudo isso é possível a partir de perguntas estratégicas, que incentivam os colaboradores a relatar como se sentem de verdade.

A importância da consultoria para o clima organizacional

Apesar de ser um tema importante, apenas o setor de RH pode não dar conta de realizar avaliações constantes sobre o nível de satisfação dos colaboradores.

Por isso, uma consultoria especializada saberá fazer perguntas estratégicas, além de sugerir um plano de ações contínuas para melhorar o clima organizacional. Assim, é possível implementar a cultura organizacional e engajar os colaboradores.

Gostou do conteúdo? Então, conheça nossos cases de sucesso para inspirar sua mudança. E entre em contato conosco para saber como fazer uma pesquisa de clima na sua empresa.