A área de saúde exige muita dedicação dos profissionais. Entretanto, uma série de assuntos podem acabar passando sem atenção quando se trata de administrar uma empresa dessa área. Nesse sentido, as ferramentas de gestão para empresas de saúde são um braço da tecnologia a favor do negócio e não podem ser deixadas de lado.
Ao longo do artigo, algumas ferramentas importantes para a gestão de negócios serão comentadas. Se você está em busca de conhecer recursos que podem otimizar o dia a dia de uma empresa de saúde, continue a leitura.
Índice
1. O que é a gestão de negócios em saúde?
2. 4 ferramentas para a gestão de empresas de saúde
2.1 Ferramenta de Gestão Estratégica (SIG)
2.2 Ferramenta de Gestão da Qualidade (Six Sigma)
2.3 Ferramenta de Acompanhamento de Equipes (Avaliação 360)
2.4 Ferramenta de Controle Financeiro (Conta Azul)
O que é a gestão de negócios em saúde?
A gestão para empresas de saúde engloba planejamento, controle, direção e organização. Assim, para realizar o processo de forma eficiente, independentemente do porte da empresa, é preciso investir em conhecimentos que vão além do perfil do profissional de saúde.
Aproveite para entender também quais são os principais impactos da LGPD na área da saúde.
Isso ocorre porque a gestão está ligada a outras áreas de conhecimento. Assim, o gerenciamento de processos internos torna-se um desafio, porém é necessário para que se obtenha atendimento de qualidade para os usuários dos serviços ou para os consumidores dos produtos da empresa de saúde.
Vale ainda destacar que a gestão de negócios nesse setor implica a tomada rápida de decisões e, nesse ponto, as ferramentas de tecnologia facilitam para que os profissionais possam identificar os impasses presentes no seu cotidiano e propor soluções assertivas.
4 ferramentas para a gestão de empresas de saúde
A seguir, confira lista de quatro ferramentas que podem fazer a diferença em qualquer estabelecimento dessa natureza, otimizando o seu dia a dia e ajudando nas suas decisões.
Ferramenta de Gestão Estratégica (SIG)
Voltadas para o auxílio do planejamento, da organização e da tomada de decisões, as ferramentas de gestão estratégica são indispensáveis para as empresas do segmento de saúde.
Os sistemas em questão se baseiam em estruturas nas quais um gerente recebe relatórios e estes dividem-se de acordo com as demandas da empresa. Além disso, os documentos podem ser programados para atender às necessidades.
Tudo isso torna o processo decisório mais rápido e garante menor necessidade de reuniões longas, o que otimiza o tempo dos gestores e dos colaboradores.
Ferramenta de Gestão da Qualidade (Six Sigma)
O modelo que se usa pela Motorola para gerenciar a qualidade está entre os mais populares do mundo e pode ser aproveitado por empresas de saúde através do Six Sigma, que se baseia na diminuição de erros e na análise cuidadosa das estatísticas dos processos.
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Existem dois modelos para aplicação, o DMADV e o DMAIC, que contam com etapas diferentes e têm objetivos distintos. Assim, enquanto o primeiro está mais voltado para a criação e se divide em cinco passos; o segundo tem relação direta com o melhoramento e também possui cinco etapas.
Ferramenta de Acompanhamento de Equipes (Avaliação 360)
A ferramenta Avaliação 360 garante o monitoramento dos indicadores e a padronização dos processos da empresa de saúde. Tornando-se fundamental para os gestores que desejam identificar os padrões de comportamento dos membros da sua equipe.
Além disso, é interessante destacar que este modelo de avaliação se baseia na ideia de mutualismo, visto que cada funcionário vai avaliar a todos os outros e a si mesmo no processo, o que abre espaço para o crescimento do time.
Sobre lidar com equipe de colaboradores, saiba também sobre como deve ser o clima organizacional da empresa.
Ferramenta de Controle Financeiro (Conta Azul)
O uso do aplicativo Conta Azul pode facilitar nesse sentido, pois apresenta soluções fundamentais para os principais entraves dessa natureza.
Ele oferece a integração dos processos de gestão de finanças e a possibilidade do cadastro de clientes, assim como conta com ferramentas voltadas para o controle de estoque e a geração de relatórios.
Além disso, o aplicativo registra as transações em um sistema integrado ao bancário, bem como as ordens de serviço e as emissões de orçamento.
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