Para quem quer conquistar bons resultados, as dicas de gestão com base no Método SMART, juntamente com outras técnicas, são soluções que vão ajudar.
Isso porque o o alcance de resultados acima da média é muito importante para sair na frente da concorrência. Veja a seguir como implementar tudo isso.
Índice
1. Sempre monitore o desempenho das ações
2. Mantenha todo o time envolvido
4. Tenha METAS
4.1 Entenda melhor as metas SMART
4.2 Utilize esse método para definir suas metas
1. Sempre monitore o desempenho das ações
É essencial que você e a sua equipe acompanhem o desempenho de cada meta traçada. Se a meta tem o prazo de cinco meses, não deixe para avaliar o resultado ao final do prazo.
Em vez disso, crie uma periodicidade e avalie tudo de acordo com as ações. Assim, caso seja necessário mudar os planos durante o processo, quanto mais rápido isso for identificado, melhor será.
2. Mantenha todo o time envolvido
Para obter o sucesso de uma meta é necessário que toda equipe esteja empenhada.
Portanto, ao criá-las, delegue as responsabilidades de cada equipe e conscientize os colaboradores que os resultados esperados só serão alcançados com a ajuda de todos.
Isso aumentará o engajamento e a satisfação, já que o sucesso será compartilhado.
Aproveite também para entender melhor como deve ser o clima organizacional da empresa.
3. Apresente os resultados
Sempre que uma meta for alcançada, apresente os resultados à sua equipe, demonstrando que o desempenho deles atingiu as expectativas.
Com isso, você estará valorizando o trabalho e o esforço de cada um.
4. Tenha METAS
Em um mercado cada vez mais competitivo, é necessário ter claro quais objetivos alcançar e em quanto tempo.
É exatamente aí onde as metas entram. Elas servem como forma de direcionamento em que são analisadas ações comparadas aos efeitos para que se possa chegar a resultados satisfatórios.
É importante observar também:
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quais alternativas são mais eficientes;
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as que demandam menor investimento;
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as que trazem retorno mais rápido e consistente.
Uma vez que essa análise é realizada, pode-se criar um bom plano de ação com dados que servirá de base para a tomada de decisões.
Porém, para que o plano de ação seja possível, é preciso construir metas inteligentes, capazes de direcionar a empresa aos resultados almejados: as metas SMART.
Leia também sobre como fazer planejamento estratégico do zero em 5 passos.
Entenda melhor as metas SMART
Imagine, por exemplo, a seguinte meta específica e clara para uma equipe: aumentar o tráfego no site da empresa em 200% no período de 5 meses com ações de marketing digital.
Contudo, o marketing digital apresenta diversas oportunidades, como a presença nas redes sociais, a criação e divulgação de conteúdo relevante ao público-alvo, entre outras.
Cada uma dessas ações representa um investimento necessário, e cada investimento terá um retorno diferente.
Utilize o método SMART para definir suas metas
O acrônimo SMART é um método de definição de metas que se baseia em cinco fatores. Segundo esse método, uma boa meta deve ser:
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S (específica, do inglês specific): para conseguir alcançar algo que foi proposto em uma meta, é preciso que todos os envolvidos tenham um claro entendimento do que se trata. Para isso, ela deve ser específica;
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M (mensurável, do inglês measurable): como criar uma meta se ela não pode ser medida? Isso não faria nenhum sentido, não é mesmo?
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A (atingível, do inglês attainable): para quê criar uma meta se ela não pode ser atingida? Apesar de parecer evidente, muitas empresas pecam nesse ponto;
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R (relevante, do inglês relevant): quanto mais relevante for a meta, mais motivados estarão as pessoas envolvidas. Claro, considerando que sejam metas alcançáveis;
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T (temporal, do inglês time based): esse é um ponto extremamente importante. Toda meta traçada deve ter um prazo. Se você cria uma meta e não estabelece um tempo para a sua concretização, ela pode ser alcançada em 1 dia, 1 mês ou em até 1 ano.
O método SMART é uma forma eficiente de desenvolvimento de metas, e funciona como uma espécie de checklist, na qual cada meta é avaliada para saber se possui os requisitos para atingir o resultado.
E aí, o que você achou desse método? E que tal fazermos um planejamento e começarmos a traçar as metas da sua empresa juntos? Conheça nossos serviços e entre em contato pelo WhatsApp. Conte com especialistas para o seu problema de gestão. Você também pode acessar outros conteúdos como esse em nosso blog.