Para quem quer conquistar bons resultados, as dicas de gestão com base no Método SMART, juntamente com outras técnicas, são soluções que vão ajudar.

Isso porque o o alcance de resultados acima da média é muito importante para sair na frente da concorrência. Veja a seguir como implementar tudo isso.

Índice

1. Sempre monitore o desempenho das ações

2. Mantenha todo o time envolvido

3. Apresente os resultados

4. Tenha METAS
4.1 Entenda melhor as metas SMART
4.2 Utilize esse método para definir suas metas

1. Sempre monitore o desempenho das ações

É essencial que você e a sua equipe acompanhem o desempenho de cada meta traçada. Se a meta tem o prazo de cinco meses, não deixe para avaliar o resultado ao final do prazo.

Em vez disso, crie uma periodicidade e avalie tudo de acordo com as ações. Assim, caso seja necessário mudar os planos durante o processo, quanto mais rápido isso for identificado, melhor será.

2. Mantenha todo o time envolvido

Para obter o sucesso de uma meta é necessário que toda equipe esteja empenhada.

Portanto, ao criá-las, delegue as responsabilidades de cada equipe e conscientize os colaboradores que os resultados esperados só serão alcançados com a ajuda de todos.

Isso aumentará o engajamento e a satisfação, já que o sucesso será compartilhado.

Aproveite também para entender melhor como deve ser o clima organizacional da empresa.

3. Apresente os resultados

Sempre que uma meta for alcançada, apresente os resultados à sua equipe, demonstrando que o desempenho deles atingiu as expectativas.

Com isso, você estará valorizando o trabalho e o esforço de cada um.

4. Tenha METAS

metas produtividade

Em um mercado cada vez mais competitivo, é necessário ter claro quais objetivos alcançar e em quanto tempo.

É exatamente aí onde as metas entram. Elas servem como forma de direcionamento em que são analisadas ações comparadas aos efeitos para que se possa chegar a resultados satisfatórios.

É importante observar também:

  • quais alternativas são mais eficientes;

  • as que demandam menor investimento;

  • as que trazem retorno mais rápido e consistente.

Uma vez que essa análise é realizada, pode-se criar um bom plano de ação com dados que servirá de base para a tomada de decisões.

Porém, para que o plano de ação seja possível, é preciso construir metas inteligentes, capazes de direcionar a empresa aos resultados almejados: as metas SMART.

Leia também sobre como fazer planejamento estratégico do zero em 5 passos.

Entenda melhor as metas SMART

Metas mensuráveis Método SMART

Imagine, por exemplo, a seguinte meta específica e clara para uma equipe: aumentar o tráfego no site da empresa em 200% no período de 5 meses com ações de marketing digital.

Contudo, o marketing digital apresenta diversas oportunidades, como a presença nas redes sociais, a criação e divulgação de conteúdo relevante ao público-alvo, entre outras.

Cada uma dessas ações representa um investimento necessário, e cada investimento terá um retorno diferente.

Utilize o método SMART para definir suas metas

O acrônimo SMART é um método de definição de metas que se baseia em cinco fatores. Segundo esse método, uma boa meta deve ser:

  • S (específica, do inglês specific): para conseguir alcançar algo que foi proposto em uma meta, é preciso que todos os envolvidos tenham um claro entendimento do que se trata. Para isso, ela deve ser específica;

  • M (mensurável, do inglês measurable): como criar uma meta se ela não pode ser medida? Isso não faria nenhum sentido, não é mesmo?

  • A (atingível, do inglês attainable): para quê criar uma meta se ela não pode ser atingida? Apesar de parecer evidente, muitas empresas pecam nesse ponto;

  • R (relevante, do inglês relevant): quanto mais relevante for a meta, mais motivados estarão as pessoas envolvidas. Claro, considerando que sejam metas alcançáveis;

  • T (temporal, do inglês time based): esse é um ponto extremamente importante. Toda meta traçada deve ter um prazo. Se você cria uma meta e não estabelece um tempo para a sua concretização, ela pode ser alcançada em 1 dia, 1 mês ou em até 1 ano.

O método SMART é uma forma eficiente de desenvolvimento de metas, e funciona como uma espécie de checklist, na qual cada meta é avaliada para saber se possui os requisitos para atingir o resultado.

E aí, o que você achou desse método? E que tal fazermos um planejamento e começarmos a traçar as metas da sua empresa juntos? Conheça nossos serviços e entre em contato pelo WhatsApp. Conte com especialistas para o seu problema de gestão. Você também pode acessar outros conteúdos como esse em nosso blog.