Aumentar a rentabilidade é, sem dúvida, o objetivo de qualquer empresa. Afinal, significa ter mais dinheiro no caixa e, consequentemente, garantir a possibilidade de o empreendedor investir na expansão do negócio.

Tendo isso em mente, neste artigo vamos apresentar cinco dicas sobre como alcançar esse objetivo. Antes, entenda melhor o conceito de rentabilidade.

Índice

1. Qual o conceito de rentabilidade?

2. Qual a importância de ter uma empresa rentável?

3. 5 dicas para aumentar a rentabilidade da sua empresa
3.1 Invista na compra de produtos mais rentáveis
3.2 Elimine desperdícios
3.3 Crie um programa de fidelidade
3.4 Invista em estratégias no pós-venda
3.5 Invista em marketing digital

Qual o conceito de rentabilidade?

Diferente do conceito de lucratividade, uma empresa tem rentabilidade quando obtém resultado final positivo de um investimento  ou de uma ação realizada.

Uma forma da empresa ter mais rentabilidade é aplicando estratégias, como montar um plano de ação objetivando reduzir custos, por exemplo.

Aproveite para saber mais sobre indicador de rentabilidade, leia sobre BPM ou gerenciamento de processos de negócio.

Qual a importância de ter uma empresa rentável?

Ter atenção à rentabilidade é fundamental para a empresa conquistar seus objetivos com maior velocidade, como o aumento do número de clientes ou de vendas, por exemplo.

Mas como a rentabilidade dialoga com a conquista desses objetivos? Fazendo com que as ações de uma organização a tornem mais rentável.

5 dicas para aumentar a rentabilidade da sua empresa

Aumentar rentabilidade da empresa

Algumas dicas abaixo podem contribuir para fazer a empresa ter rentabilidade, embora cada ação dependa das particularidades de cada negócio. Confira a seguir quais são.

1. Invista na compra de produtos mais rentáveis

A ideia é trabalhar com produtos que proporcionem maiores lucros nas vendas, mas com baixo investimento.

2. Elimine desperdícios

Pode ser criado um plano de ação para reduzir custos, como revisar investimentos, negociar com fornecedores e usar tecnologia a seu favor. Assim, sua organização poderá ter um maior percentual de rentabilidade nos resultados das vendas.

3. Crie um programa de fidelidade

Ter um programa de fidelidade faz a empresa conseguir manter seus clientes, ou até aumentar sua base de consumidores — uma que se torna uma maneira de interagir e criar uma ótima experiência com o cliente.

4. Invista em estratégias no pós-venda

Muitas empresas acabam dando só atenção apenas ao momento de captação de potenciais clientes, isto é, na pré-venda e na venda.

Depois, abandonam o cliente após a venda, quando deveriam fidelizá-los.

Existem estratégias específicas como personalização das mensagens enviadas, atualizações sobre status de compra, ofertas exclusivas, brindes para as datas comemorativas e entrega de valor ao produto, que podem ser aplicadas para melhorar o processo pós-venda de cada negócio.

No entanto, é preciso buscar referências do que funciona melhor para cada segmento.

5. Invista em marketing digital

Ter uma estratégia digital, com anúncios pagos e ações bem executadas, que proporcionem a mensuração do retorno do investimento, pode ser um diferencial da concorrência.

Isso porque boas estratégias de marketing podem elevar significativamente a rentabilidade de uma empresa e fazer com que ela consiga outros objetivos, como estreitar seu relacionamento com seus públicos, por exemplo.

Focar no aumento da rentabilidade é fundamental para a empresa que deseja não apenas manter sua saúde financeira, mas também alcançar seus objetivos com rapidez.

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