BPM, em português “Gestão de Processos de Negócio”, é um conjunto de boas práticas organizacionais que utiliza métodos, técnicas e sistemas de informação computadorizados (softwares) para mapear, padronizar e monitorar os processos de negócio envolvendo pessoas, aplicações, equipamentos, documentos e outras fontes de informação, e tem como foco na otimização dos resultados das organizações por meio da melhoria dos processos de negócio.

Índice

1. Qual o objetivo do gerenciamento de processo de negócio ou BPM?

2. E o mapeamento de processos?
2.1 Para o que são utilizados os mapas de processo?

3. Mas afinal, por que fazer um Mapeamento de Processo?

4. O que a empresa ganha ao fazer modelagem ou mapeamento do seu processo com a Metadata?

5. Quais são os tipos de indicadores de desempenho de processos e para que servem?
5.1 Indicador de produtividade
5.2 Indicador de eficiência
5.3 Indicador de eficácia
5.4 Indicador de efetividade
5.5 Indicador de qualidade
5.6 Indicador de capacidade
5.7 Indicador de lucratividade
5.8 Indicador de competitividade
5.9 Indicador de rentabilidade
5.10 Indicador de valor

6. Afinal, BPM, o mapeamento de processos e seus indicadores contribuem para aumento da produtividade?

Qual o objetivo do gerenciamento de processo de negócio ou BPM?

Gerenciamento de Processo de Negócio

Acelerar o desempenho da empresa para ganho de competitividade, eficiência e redução de custos.

Os principais elementos do BPM são:

  • Processos Primários – Geram valor diretamente ao cliente final;
  • Processo de Suporte – Apoiam os processos primários de gerenciamento;
  • Processo de Gerenciamento – Gerenciam e controlam os outros processos.

E o mapeamento de processos?

Este permite comunicar visualmente detalhes importantes de um processo e irá auxiliar para o gerenciamento citado acima. Cada setor pode ter suas especificidades, mas há estratégias básicas para aplicar o mapeamento em qualquer um deles.

Leia também: Planejamento Estratégico: qual a sua importância dentro da organização e quais as principais ferramentas?

Para o que são utilizados os mapas de processo?

São utilizados principalmente para:

  • melhorar a comunicação entre os envolvidos no processo;
  • evidenciar possibilidades de melhorias e automação no processo;
  • documentar todo o processo visando a padronização e gestão do conhecimento na empresa;
  • aumentar a compreensão sobre um processo e como cada atividade ou tarefa está relacionada a outras.

Mas afinal, por que fazer um Mapeamento de Processo?

Processo de negócio

Fazer o mapeamento de processo vai permitir:

  • otimizar rotinas de trabalho na sua empresa;
  • alinhar os processos à estratégia do negócio;
  • registrar e documentar procedimentos padrão;
  • automatizar processos, reduzindo custos e tempo;
  • evitar desperdícios em atividades que não geram valor.

O que a empresa ganha ao fazer modelagem ou mapeamento do seu processo com a Metadata?

As vantagens dessa escolha são:

  • ter um negócio padronizado e organizado;
  • ter uma visão global do seu negócio a nível operacional;
  • ter mais possibilidades de obter certificações de qualidade;
  • maior facilidade para analisar e resolver problemas no dia a dia;
  • ganhar independência de pessoas específicas que detém todo conhecimento prático.

Saiba também: Mapeamento de processos de trabalho: por que toda empresa deve fazer.

Quais são os tipos de indicadores de desempenho de processos e para que servem?

Indicador de produtividade

Funciona como um termômetro para indicar se as operações estão utilizando os recursos disponíveis de maneira adequada.

Indicador de eficiência

Produzir mais utilizando o mínimo de recursos é ser eficiente. Logo, produtividade e a eficiência andam juntas: quanto mais produtivo um colaborador for, mais eficiente ele será.

Indicador de eficácia

É a capacidade da organização de operar seus processos da forma correta, atingindo os resultados esperados (como as metas e os objetivos estratégicos, por exemplo).

Indicador de efetividade

É a junção entre a eficiência e a eficácia dos processos. Se uma empresa é efetiva, entende-se que ela sabe fazer certo as coisas certas.

Indicador de qualidade

Para chegar ao indicador de qualidade (ou conformidade), é preciso analisar a proporção entre o número total de entregas (ou peças produzidas) e o número de peças ou entregas adequadas, isto é, sem defeitos e conforme o padrão esperado.

Indicador de capacidade

Mede a capacidade de produção ou de entregas de uma empresa em um dado período de tempo.

Indicador de lucratividade

Revela o percentual de lucro em relação ao valor total das vendas de uma organização.

Indicador de competitividade

A competitividade da organização deve ser medida em relação ao mercado em que ela está inserida. Uma forma de fazer isso é analisando o market share, isto é, o percentual de participação no mercado.

Indicador de rentabilidade

A rentabilidade de uma empresa tem a ver com o rendimento dos investimentos realizados e o lucro. Os maiores interessados no crescimento deste indicador são os sócios, já que o indicador demonstra a remuneração dos recursos aplicados.

Indicador de valor

O indicador de valor percebido pelo cliente é muito importante para o negócio.

Quanto maior o valor que o cliente atribuir para o produto ou serviço recebido, maior pode ser o lucro obtido pela empresa, já que muitas vezes o preço é tido como um fator secundário no processo de decisão de compra.

Afinal, BPM, o mapeamento de processos e seus indicadores contribuem para aumento da produtividade?

Sim. Saiba por que:

  • viabiliza automação de muitos elementos repetitivos em fluxos de trabalho regulares;
  • permite visibilidade completa a respeito dos processos de negócios;
  • agiliza e flexibiliza o sistema de modo que permite aos usuários fazer alterações nos processos com custos mínimos;
  • conta com recursos eficientes que oferecem um ambiente estruturado e flexível para capturar funções e processos. Além redesenhá-los para obter a melhor eficácia e garantir seu alinhamento estratégico;
  • ajuda as organizações a combinarem pessoas com tecnologia, a fim de adquirir e reter clientes satisfeitos.

Dessa forma, com processos mais enxutos e eficientes, e maior produtividade que o software ajuda a alcançar, os funcionários ficam mais aptos a se concentrarem no cliente.

Lembre-se que para poder utilizar o Business Process Management (BPM) é necessário compreender antes se há um “processo”. A Metadata Soluções Inteligentes pode ajudar sua empresa nesse processo. Entre em contato conosco!