O clima organizacional de uma empresa é de extrema importância para a condução das atividades laborais internas. Afinal, trata-se da atmosfera de uma empresa, que promove a forma como os colaboradores e a própria empresa se relacionam.
Sabendo dessa importância, é preciso identificar os principais pilares do clima organizacional, a fim de implementá-la de forma eficiente no ambiente interno da sua corporação, e dessa forma, gerar excelentes resultados.
Índice
1. Como identificar o clima organizacional de uma empresa?
2. Os tipos de Clima Organizacional
2.1 Clima Organizacional Bom
2.2 Clima Organizacional Médio
2.3 Clima Organizacional Ruim
3. O que influencia um Clima Organizacional e qual é o ideal para uma empresa?
3.1 Trabalho em equipe
3.2 Feedback
3.3 Valorização profissional
4. Como melhorar o clima organizacional de uma empresa com problemas nesse aspecto?
Como identificar o clima organizacional de uma empresa?
Em geral, a maneira mais simples e rápida de identificar o clima organizacional de uma corporação é através de um questionário.
No entanto, devemos entender que cada organização é única, e por esse motivo, cada uma deve criar questionários específicos, e não embasados em outras empresas.
Ir diretamente aos colaboradores de uma empresa, a fim de questioná-los sobre a sua satisfação em relação ao trabalho, a valorização, a acessibilidade e ao compromisso da empresa com seus direitos já demonstra o tipo de clima organizacional que uma empresa possui.
Os tipos de Clima Organizacional
De forma prática, cada empresa possui o seu próprio clima organizacional, que tende a ser definido pelo perfil dos colaboradores, pela cultura interna, pela rotina, ambiente etc.
Leia também: Como deve ser o clima organizacional da empresa?
Dessa forma, percebemos que, em geral, são gerados três tipos de clima organizacional. Vamos conferir a seguir.
Clima Organizacional Bom
Sendo o mais desejado pelas empresas atuantes no mercado, o clima organizacional bom é definido por aquele que oferece um ambiente para atrair excelentes profissionais no mercado, e além de tudo, reter talentos.
Isso porque, dentro desse clima, os colaboradores sentem-se realmente parte da empresa, tendo em mente a necessidade de entregar o seu melhor para oferecer valor à marca.
Clima Organizacional Médio
De forma geral, esse tipo de clima organizacional pode ser basicamente uma prévia do mau momento em que uma empresa esteja passando.
Corporações que simplesmente se contentam em viver na média, tendem a possuir equipes que não se dedicam o necessário para prover resultados eficientes.
Na prática, o perfil desse tipo de profissional é o de realizar as atividades por obrigação do que por engajamento e vontade própria.
Clima Organizacional Ruim
No clima organizacional ruim, percebemos um turnover constante. Além de brigas, imagem negativa da empresa no mercado.
Dos dois tipos citados, esse é, sem dúvida, o clima organizacional que tende a afetar ainda mais (e de forma negativa) a empresa, em todos os sentidos possíveis.
Durante a rotina laboral, é possível perceber colaboradores insatisfeitos com suas atividades, e até mesmo com o desejo de sair da corporação. A relação entre funcionário e superior imediato tende a ser péssima, sem que ambos entrem em um acordo pacífico.
O que influencia um Clima Organizacional e qual é o ideal para uma empresa?
Trabalho em equipe
Quando a equipe trabalha de forma unida, qualquer tipo de situação problemática pode ser facilmente resolvido, uma vez que os colaboradores estão mais engajados e dispostos a resolver a demanda em questão.
Feedback
Quanto mais o gestor imediato se comunica de forma clara e amigável com a sua equipe, as chances de um bom relacionamento são ainda maiores.
Isso porque os gestores dão a oportunidade de colaboradores se expressarem, exercerem opiniões próprias, feedbacks, proatividade e autonomia em suas funções.
Valorização profissional
Destacar o esforço profissional de cada colaborador é de suma importância, especialmente quando a empresa trabalha sob metas diárias, semanais ou mensais, por exemplo.
Essa valorização pode ser feita através de premiações, folgas, viagens, bônus, ascensão de carreira, comissão maior, entre outros.
Em resumo, um bom clima organizacional é aquele que a comunicação é centralizada, sem ruídos, e todos podem ter abertura para expressar suas opiniões e serem proativos e autônomos em suas respectivas atividades.
No final, serem recompensados por suas habilidades e competências eficientes para o momento específico.
Como melhorar o clima organizacional de uma empresa com problemas nesse aspecto?
De forma geral, podemos citar exemplos práticos para tornar o clima organizacional mais saudável e estratégico para se trabalhar, como:
- flexibilizar horários de trabalho;
- valorizar e ouvir os colaboradores;
- mudar estratégias de serviços — com o uso de novas tecnologias para otimizar atividades excessivamente manuais;
- inserir metas com premiação às equipes, seja semanal ou mensal;
- oferecer autonomia e proatividade.
Agora que você já sabe a importância do clima organizacional e como torná-lo ainda melhor, entre em contato pelo WhatsApp conosco para conseguir uma solução de gestão compatível com a necessidade da empresa.