Para todas as empresas a rotina é repleta de desafios, e entre esses desafios estão os riscos que elas precisam lidar de forma constante.
Caso essas situações não sejam observadas com cautela e mantidas sob controle, podem causar efetivos prejuízos para a marca da empresa, problemas nas finanças e operações internas. Por conta disso, a mitigação de riscos deve ser feita.
Índice
1. O que é mitigação de riscos?
2. Benefícios e ferramentas utilizadas
O que é mitigação de riscos?
A mitigação de riscos diz respeito às estratégias utilizadas com a finalidade de identificar ameaças e riscos para a empresa, realizando tomadas de decisão e ações preventivas que visam minimizar grandes impactos no negócio.
Ao conhecer quais são os riscos e ameaças, é possível limitar os efeitos e pensar em como agir de forma mais rápida e eficaz.
Entre os riscos que podem ser mitigados e devem ser vistos com atenção, podemos citar os seguintes:
Riscos fiscais
Os riscos fiscais são os riscos que envolvem tributos e o recolhimento de impostos.
Alguns tributos possuem leis e formas específicas para cada estado e município, podendo apresentar diversos riscos relacionados à evasão e a ausência de pagamento dos tributos.
Riscos financeiros
Riscos relacionados às finanças da empresa e, geralmente, ao fluxo de caixa, podem causar endividamentos, falta de liquidez e outros problemas que necessitam de um acompanhamento com relatórios de todos os gastos e créditos da empresa.
Aliás, conheça os benefícios do Mapeamento de Processos de Negócios, um de serviços procurados pelos clientes aqui na Metadata, com foco na padronização e otimização dos processos.
Riscos regulatórios
Envolvem os certificados de produtos, processos e regulamentações que a empresa precisa ter, evitando problemas que podem comprometer a imagem do negócio.
Parecido com esses riscos, existem os riscos de conformidade, que envolvem as leis e normas instauradas sobre a empresa.
Riscos operacionais
Relacionados às ações e processos internos e externos da empresa e sua forma de atuar, como fraude, falhas na segurança, falhas humanas e falhas no sistema, sendo necessário unir processos, pessoas e tecnologia para identificação correta dos clientes, fornecedores, parceiros e tudo que envolve os riscos operacionais.
Riscos cibernéticos
Esse risco se caracteriza pelo acesso indevido a dados e informações consideradas sigilosas, pois todas as empresas precisam estar presentes nos meios digitais.
E não apenas isso, muitos dados empresariais são alocados em servidores da nuvem, necessitando atenção e cuidado para evitar vazamentos e ataques cibernéticos.
Aproveite para saber mais sobre o Certificado ISO 27001: a importância dele para segurança da informação.
Benefícios e ferramentas utilizadas
Com boas estratégias de mitigação de riscos, diversos benefícios são garantidos. Tais como:
- preservação da marca da empresa, juntamente com sua reputação;
- diminuição de falhas em processos internos;
- maior monitoramento sobre os departamentos da empresa;
- prevenção contra crimes e fraudes.
Entre as ferramentas necessárias para a mitigação de riscos, a inteligência de mercado se torna extremamente eficaz. Para que ela possa ser feita com sucesso, é preciso que a empresa tenha dados precisos que irão auxiliar nas tomadas de decisão e avaliação de resultados.
Daí a importância da empresa contar com um serviço de consultoria para análise de dados estratégicos e Big Data.
Juntamente com as ferramentas, a matriz de riscos pode ajudar mensurando e analisando os níveis de impacto e probabilidade entre os riscos, permitindo a classificação de riscos entre probabilidade e impacto por gravidade.
Você ainda pode contar com um serviço de soluções em gestão empresarial como a Metadata, que possui soluções que envolvem desde a análise de dados até o mapeamento de processos e planejamento estratégico que irão garantir a mitigação de riscos e o sucesso da sua empresa. Entre em contato conosco!