Você sabe como montar um fluxo de caixa correto para manter a organização financeira da sua empresa?

Veja neste artigo os principais passos para conseguir montar um fluxo de caixa adequado. E lembre-se que podemos ajudar o seu negócio nos mais diferentes aspectos de gestão, basta entrar em contato.

Índice

1. Passos para executar um Fluxo de Caixa adequado

2. Controlar diariamente o Fluxo de Caixa

3. Como uma consultoria ajuda a empresa nos processos mais básicos?

1. Passos para executar um Fluxo de Caixa adequado

Fluxo de caixa

  1. Verifique o saldo inicial da empresa: esta é uma informação fácil de levantar, por isso de rápida verificação. Apenas tenha cuidado para conferir o montante no período contábil certo.
  2.  Identifique suas receitas e despesas: como sabemos, as receitas são os recursos oriundo da venda de produtos ou serviços. Enquanto que as despesas são os gastos que aconteceram para conseguir as receitas. Identifique esse valores devidamente.
  3. Separe suas receitas e despesas em categorias;
  4. Registre todas as entradas de caixa do período estipulado;
  5. Dê baixa em todas as saídas de caixa do mesmo período;
  6. Atualize os lançamentos sempre que necessário;
  7. Utilize um sistema para facilitar a manutenção.

2. Controlar diariamente o Fluxo de Caixa

Para evitar que a sua empresa entre em colapso é preciso controlar diariamente o fluxo de caixa e mantê-lo atualizado. Isso porque o conhecimento das entradas e saídas financeira é uma informação fundamental para acompanhar a performance do negócio.

O controle não só permite uma percepção preliminar sobre a saúde da empresa, como impede que esse equilíbrio seja comprometido e permite tomar decisões a tempo.

3. Como uma consultoria ajuda a empresa nos processos mais básicos?

Como fazer Fluxo de Caixa

Tornando a compreensão de cada processo mais evidente e orientando os gestores nas dúvidas mais elementares.

Inclusive, o Mapeamento de Processos de Negócios é um tipo de Consultoria dedicada a identificar cada processo interno, como o Fluxo de Caixa e diversos outros.

Na Metadata, utilizamos a ferramenta de mapeamento de processos internos de trabalho com base na metodologia Business Process Model and Notation (BPMN). E, assim, modelamos todos os tipos processos de negócios, alguns exemplos são:

  • processo de vendas;
  • atendimento ao cliente;
  • processo produtivo.

Tem dúvidas sobre como colocar um processo de Fluxo de Caixa em ação? Entre em contato com a Metadata, fale com Felipe ou Karinne e ganhe mais segurança para executar esse e outros processos na sua empresa. Aliás, conheça os serviços da Metadata. Você também pode acompanhar nossas publicações no perfil @metadata.si.