Alguns passos básicos são importantes ao gerir um negócio e quando não executados adequadamente podem comprometer outros processos. Pensando nisso, por que não analisar se você realmente sabe separar de forma correta finanças pessoais e finanças da empesa?

Confira algumas dicas práticas de como realizar de maneira correta essa separação.

Índice

1. Primeiro, organize-se

2. Não pague despesas pessoais com o dinheiro da empresa

3. Estabeleça um Pró-labore

4. Otimize o controle financeiro

5. Crie reservas

Primeiro, organize-se

É importante para qualquer empreendedor buscar organizar também as suas finanças pessoais.

Para isso, use aplicativos de celular ou outro método em papel que ajude a acompanhar o vencimento dos compromissos financeiros. O importante é entender o que deve ser pago e quando.

Aproveite para ler também: Dúvida sobre como fazer Fluxo de Caixa?

Não pague despesas pessoais com o dinheiro da empresa

Pequenas retiradas podem parecer inofensivas, porém ao final do mês sua empresa pode acabar fechando no vermelho e com um verdadeiro prejuízo em seu caixa.

Por isso, em nenhuma hipótese utilize o dinheiro da sua empresa para efetuar os pagamentos de suas despesas pessoais.

Estabeleça um Pró-labore

Separar finanças pessoais e finanças da empresa

O ideal é estabelecer um pró-labore para cada sócio. Desta forma, estipulando um valor fixo mensal compatível com a situação da empresa e que não vá prejudicar o desenvolvimento das atividades.

Otimize o controle financeiro

Lembre-se que o não pagamento de impostos, ou até mesmo o atraso desse pagamento, pode gerar prejuízos a longo prazo para a empresa. Portanto, considere sempre serviços especializados para ajudar em determinados pontos da gestão, o que permitirá essa otimização.

Nesse sentido, a Metadata tem uma gama de serviços disponíveis. Alguns deles podem ter impacto muito favorável em seu negócio, com certeza. Fale conosco.

Crie reservas

Todo empreendedor deve preparar dois tipos de reservas financeiras: uma a ser usada como auxílio de sua empresa e outra para cobrir os imprevistos em sua vida pessoal.

E aí, você já aplica algumas dessas dicas em sua rotina? Já consegue separar com sucesso finanças pessoais e finanças da empresa? Independentemente da resposta, saiba que pode contar com nossos serviços para fazer a diferença na gestão do negócio. Acesso o nosso site para conhecer nossos cases e entenda melhor. Acompanhe também as publicações em nosso perfil @metadata.si.