O uso de dados é uma realidade nos dias atuais e isso já se desdobrou para o setor de RH. Por isso, é cada vez mais pertinente compreender melhor o que significa uma gestão de pessoas orientada a dados.

Afinal, os dados são muito importantes para ações no ambiente digital e para processos de vendas, já que permitem atuar com estratégia. Então, não poderia ser diferente quando se tratam de recursos humanos. Saiba mais a respeito.

Índice

1. Data driven no RH: o que é?

2. Qual a importância de uma gestão de pessoas orientada a dados?

3. 5 benefícios do data driven no RH

Data driven no RH: o que é?

Todos os dias, o departamento de RH precisa tomar uma série de decisões, junto aos gestores das empresas. Contudo, essas decisões não podem ser tomadas com base em suposições, mas sim, de acordo com o que é realmente benéfico para a empresa. A experiência e intuição não deveriam ser os únicos fatores para uma contratação, por exemplo.

Dessa forma, a análise de dados permite que planejamentos mais realistas sejam feitos, trazendo bons resultados para o negócio. No RH, os dados são fundamentais para uma série de processos como recrutamento, retenção de talentos, além de colaborar para o próprio clima organizacional.

Um bom exemplo é avaliar os índices de retenção de talentos. Se estes números estão baixos, os gestores podem elaborar estratégias para a retenção, melhorando o clima organizacional dentro da empresa, que por sua vez, está diretamente ligado aos resultados do negócio.

Qual a importância de uma gestão de pessoas orientada a dados?

Os avanços tecnológicos nos trazem uma série de facilidades e no caso da gestão de pessoas orientada por dados, ela é muito mais assertiva e rápida. Com ela, é possível encontrar o perfil de candidato ideal para a vaga e analisar uma pilha de currículos com mais facilidade.

Com isso, a empresa poupa tempo em etapas que normalmente são muito demoradas. Vamos supor que um cargo esteja aberto na empresa e que precise de urgência. Com o método tradicional e sem o auxílio de dados, é difícil tomar a decisão de contratar alguém, especialmente quando é preciso uma certa urgência.

Novamente pensando na retenção de talentos, muitas empresas não conhecem seus números e portanto, podem desconhecer o problema, o que dificulta ainda mais nas estratégias para reverter o quadro. Dessa forma, a importância do data driven na gestão de pessoas está na simplicidade, facilidade e estratégia aplicadas aos processos do RH.

5 benefícios do data driven no RH

O acesso às informações sobre a empresa é uma forma de otimizar a gestão. Afinal, conhecer mais sobre o seu negócio é o que garante tomadas de decisão mais assertivas, embasadas na realidade da empresa. Com isso, o uso de dados para a gestão de pessoas traz 5 benefícios realmente incríveis para a empresa:

  • Simplificar processos: se tornam mais rápidos, simples e assertivos;
  • Conhecimento sobre a realidade da empresa: informação é tudo! Saber como anda o negócio é o que proporciona decisões mais assertivas aos gestores;
  • Posicionamento no mercado: com um mercado cada vez mais competitivo, sai à frente quem usa a inovação tecnológica a seu favor e faz o seu tempo render mais;
  • Redução de custos: com os dados, a gestão é otimizada e facilitada, poupando tempo e recursos
  • Identificação de tendências: é possível prever movimentos futuros na sua empresa e se preparar para eles.

Para saber mais sobre este e outros temas, acompanhe nossos artigos. Conheça também nossos serviços para ajudar você nos desafios de gestão da sua empresa. Ou já entre em contato pelo WhatsApp para falar com nossos especialistas Karine ou Felipe e tire suas dúvidas.