Você sabe o que os modelos ágeis podem fazer pela sua empresa? Como sabemos, agilidade e rapidez destacam um negócio da concorrência. Isso sem falar dos inúmeros desafios que gestores e empreendedores enfrentam, mas que podem ser contornados com as facilidades trazidas pelos modelos ágeis.

Então, por que não saber mais a respeito do “Manifesto Ágil” e descobrir como esse tipo de modelo pode otimizar fluxos e processos de um negócio?

Índice

1. O que são Modelos Ágeis

2. O que é Manifesto Ágil

3. Para que serve os Modelos Ágeis

4. Principais métodos ágeis
4.1 Scrum
4.2 Kanban
4.3 XP

5. Como implementar os Métodos Ágeis

O que são Modelos Ágeis

Trata-se de uma metodologia para o aceleramento de entregas em um projeto, consistindo na divisão em ciclos menores.

Com a metodologia de modelos ágeis, problemas são mais facilmente resolvidos, evitando, assim, atrasos na entrega.

Desta forma, diferencia-se do método de gestão de projetos tradicional, onde tinha-se uma divisão definida de etapas. Nos Modelos ágeis são usadas iterações curtas, sendo o resultado medido por cada produto finalizado, trazendo adaptabilidade e flexibilidade.

O que é Manifesto Ágil

Criado em 2001, em Utah, por um grupo de 17 profissionais, o Manifesto Ágil é uma abordagem inovadora para a gestão de projetos de softwares.

Trata-se de um documento com princípios e valores para a criação de software inegavelmente essencial para diferentes setores.

O Manifesto Ágil trouxe quatro valores. São eles:

  • Indivíduos e interações mais que ferramentas e processos
  • Software em funcionamento mais do que documentação abrangente
  • Colaboração com o cliente mais do que negociação de contrato
  • Resposta de adaptação mais do que seguir um plano

Ao todo foram reunidos 12 princípios, entre eles a satisfação do cliente como prioridadeaceitação de mudança de requisitos e preferência à menor escala de tempo.

Para que serve os Modelos Ágeis

Os modelos ágeis servem para diminuir a burocracia e documentação, assim, aumentando a agilidade na entrega de projetos.

Além, os princípios e valores do Manifesto Ágil têm a função de garantir a autonomia e auto-organização de equipes para melhorar o cumprimento de metas e objetivos.

Em geral, a principal serventia consiste em aumentar a qualidade produtiva e eficiência no desenvolvimento de softwares.

Principais métodos ágeis

Existem diversos métodos que foram criados sob os princípios e valores do manifesto ágil. Conheça os principais:

Scrum

Usado em 80% dos casos, é um framework de projetos que traz uma abordagem incremental e iterativa, sendo ideal para projetos com alta complexo e objetivos bem definidos.

Kanban

Muito além de um quadro colado na parede, consiste em um método de gestão com foco no fluxo de valor, tendo evolução do processo constante e maior visibilidade de problemas.

XP

XP ou Extreme Programming têm como principais valores a simplicidade, comunicação, coragem e respeito, entre outros. Trata-se de uma ótima abordagem principalmente para pequenas equipes com mudança constante de escopo.

Como implementar os Métodos Ágeis

Ao escolher um método ágil para a sua empresa de desenvolvimento de software, é preciso refletir sobre as especificidades e necessidades da sua empresa.

Como visto, existem diferentes métodos, cada qual com utilidades específicas conforme as características da equipe de desenvolvimento e do projeto.

Para saber mais sobre este e outros temas, acompanhe nossos artigos. Conheça também nossos serviços para ajudar você nos desafios de gestão da sua empresa. Ou já entre em contato pelo WhatsApp para falar com nossos especialistas Karine ou Felipe e tire suas dúvidas.