Sabemos como as novidades tecnológicas modificam a dinâmica de empresas e usuários, inclusive algumas delas tornam-se verdadeiros marcos temporais. É o que se pensa da tecnologia 5G, mas o que esperar do impacto dessa mudança para as empresas?

Neste artigo, vamos abordar melhor o assunto, comparar como a 5G funciona em comparação ao 4G no Brasil, além de analisar o impacto nas organizações de diferentes portes. Confira!

Índice

1. O que é a tecnologia 5G?

2. Implantação do 5G no Brasil

3. Benefícios e como a tecnologia 5G impacta as empresas

O que é a tecnologia 5G?

A tecnologia 5G é uma nova forma de consumir dados móveis, permitindo que diferentes tipos de dispositivos se conectem à internet com velocidades tão rápidas quanto as oferecidas por serviços de banda larga.

Assim como as velocidades anteriores, o 5G já pode ser usado em celulares, tablets e outros dispositivos. Entretanto, o diferencial é que permitirá a evolução da conectividade em indústrias, equipamentos e outras soluções tecnológicas, garantindo uma conexão muito mais estável.

Para entender a tecnologia 5G, podemos fazer uma comparação com a 4G, a mais usada atualmente no país. Enquanto a mais antiga utiliza bandas de 600 MHz a 2.5 GHz, o 5G terá 3 bandas combinadas, usando frequências próprias para essa tecnologia.

O grande diferencial está na velocidade que poderá ser oferecida. Enquanto o 4G+ oferece uma conexão pouco estável com velocidade média de 100 Mpbs, o 5G será capaz de entregar velocidades de 10 a 20 Gbps, cerca de 10 vezes maior que sua antecessora.

Outro ponto importante do 5G é a baixa taxa de latência, métrica que mede o tempo que os dados levam para viajar na internet de um ponto a outro. Se compararmos a tecnologia 5G vs 4G, o tempo de latência é de 1 milissegundo, contra até 50 milissegundos no 4G.

Essa diferença é importante porque evita atrasos em processos realizados através da internet, seja em chamadas de voz ou vídeo, como também ao operar máquinas e equipamentos que precisam ter uma resposta instantânea para serem usados à distância, seja de outra cidade ou país.

As antenas também serão capazes de permitir muito mais dispositivos conectados ao mesmo tempo. Enquanto no 4G o limite era de 10 mil dispositivos por quilômetro, o 5G permitirá até 1 milhão de dispositivos por quilômetro.

Implantação do 5G no Brasil

A implantação da tecnologia 5G no Brasil teve início em julho de 2022, focando inicialmente em disponibilizar o serviço nas principais capitais do país, como Belo Horizonte, Porto Alegre, João Pessoa e São Paulo.

O cronograma de expansão considerará o tamanho das cidades do país e algumas datas, iniciando pelos municípios de 500 mil habitantes que devem ter o 5G funcionando até julho de 2025.

Cidades menores irão receber a tecnologia conforme o tamanho, sendo que as menores, com mais de 30 mil habitantes, terão acesso ao serviço em julho de 2028.

Benefícios e como a tecnologia 5G impacta as empresas

tecnologia 5G traz vários benefícios de conectividade, como citamos acima. Seu uso para além de usuários finais que usam a internet de forma pessoal, os benefícios são bem amplos e vão permitir que os processos de indústrias e empresas possam ser aprimorados.

Com velocidades muito maiores e baixa latência, a tecnologia vai impulsionar o uso da IoT (Internet das Coisas), equipamentos robóticos que realizam cirurgias, maquinários para a indústria e muito mais.

Isso possibilita que equipamentos sejam mais inteligentes e estejam conectados à internet e entre si, reduzindo gargalos de operação e oferecendo um ambiente de trabalho muito mais integrado.

O ideal para garantir que as empresas possam aproveitar dos benefícios da tecnologia 5G é analisar a estrutura atual do negócio, incluindo novos softwares e equipamentos que realizem tarefas de forma integrada com a internet, além de colaboradores aptos para realizar a implantação e uso deles.

As operações de forma remota e mais inteligente vai trazer mais produtividade e rápida resolução para diferentes tipos de problema. Com mais dados gerados, a tecnologia 5G vai permitir um gerenciamento com ferramentas para analisar informações e tomar decisões assertivas, permitindo a evolução do negócio.

Para saber mais sobre este e outros temas, acompanhe nossos artigos. Conheça também nossos serviços para ajudar você nos desafios de gestão da sua empresa. Ou já entre em contato pelo WhatsApp para falar com nossos especialistas Karine ou Felipe e tire suas dúvidas.