uso de tecnologias nas empresas têm contribuído cada vez mais para mudanças que impactam na forma de realizar suas operações, como interagem com outras pessoas, máquinas e até como a gestão é feita.

Esse processo está relacionado ao momento atual de alta digitação em praticamente todas as áreas e faz parta da transformação digital dos negócios.

Leia o conteúdo abaixo para entender no que consiste esse movimento da transformação digital nas empresas e como ele tem se tornado essencial para favorecer o crescimento dos negócios através de ferramentas inovadoras!

Índice

1. O que é transformação digital?

2. Inovação e o futuro da transformação digital

3. Planejamento é fundamental para executar a transformação digital

O que é transformação digital?

A transformação digital, nesse caso focando nas empresas, pode ser entendida como um movimento que utiliza diferentes tecnologias, sejam softwares ou hardwares, que permitem proporcionar melhorias de desempenho e otimização dos processos internos de forma geral e abrangente.

Ela acontece porque grande parte das operações pode ser melhorada usando essas tecnologias, resultando em produções mais eficazes, análises mais aprofundadas, atendimento de excelência ao cliente, entregas otimizadas e até um relacionamento com o cliente mais produtivo.

Em todos cenários, é o uso da tecnologia que permite a evolução na transformação digital das empresas, assim como um bom planejamento para implantá-la e uma gestão que acompanha seu uso e possíveis correções necessárias para guiar as equipes de forma mais assertiva pelo caminho traçado.

Ela pode ser bem abrangente, incluindo estratégias que vão de processos operacionais, criação de melhores canais de comunicação com o cliente, computação na nuvem, IoT (Internet das Coisas), uso de geolocalização e até Inteligência Artificial.

Inovação e o futuro da transformação digital

inovação está totalmente relacionada à transformação digital, já que envolve mudanças que buscam reorganizar como as coisas são feitas nas empresas, podendo alcançar resultados melhores, ou oferecer novas soluções, tudo através de processos mais funcionais e intuitivos.

A inovação através da transformação digital exige, claro, que mudanças sejam feitas de forma profunda na maneira como a empresa opera.

Isso não envolve somente o que citamos acima sobre tecnologias, mas inclusive mudar a forma de gerir equipes e reforçar o mindset do negócio como um todo. A tecnologia é o ponto central das estratégias, guiando assim todas as outras movimentações necessárias.

futuro da transformação digital pode principalmente ser observado considerando o contexto pós-pandemia, devido às rápidas mudanças que ocorreram no mercado. Seja nos hábitos e comportamento de consumo dos consumidores, como de forma interna na operação dos negócios.

Uma das grandes mudanças é o trabalho remoto, que permite às empresas realizarem operações financeiras e comerciais à distância, tudo através de ferramentas tecnológicas e conectadas à internet.

Se inserir nesse contexto passou a ser mais essencial do que nunca, como forma de adequação às mudanças para garantir vantagens competitivas e novas formas de operar ao mesmo tempo em que se busca mais desempenho e menos custos.

Planejamento é fundamental para executar a transformação digital

O primeiro passo para que as empresas possam implantar a transformação digital é garantir que ela aconteça de dentro para fora, começando pelo Core Business e pela gestão, onde se realize um planejamento capaz de garantir que as mudanças necessárias sejam acompanhadas e aplicadas corretamente.

Esse planejamento deve começar pela definição de objetivos e todos os passos do caminho para alcançá-los, traçando quais são as ações necessárias para isso.

Uma análise aprofundada de como os processos podem ser alterados, bem como o investimento necessário são pontos importantes. Somente ao ter uma visão clara e definida, será possível realizar acompanhamentos periódicos para que o plano de investimento seja cumprido.

Acompanhar os resultados de todos os processos de mudança necessários, por meio de um gerenciamento de projetos, permite ter uma visão clara de curto, médio e longo prazo para alcançar todos os benefícios que a transformação digital pode trazer para seu negócio.

Para saber mais sobre este e outros temas, acompanhe nossos artigos. Conheça também nossos serviços para ajudar você nos desafios de gestão da sua empresa. Ou já entre em contato pelo WhatsApp para falar com nossos especialistas Karine ou Felipe e tire suas dúvidas.