Fazer escolhas mais assertivas está entre os objetivos de qualquer gestor, visando sempre o melhor para o negócio. Porém, para conseguir é preciso fundamentar as decisões em informações seguras, o que faz refletir: como tomar melhores decisões após análise de dados?

De fato, uma empresa precisa de soluções adequadas para os diferentes problemas que enfrenta, isso é possível com planejamento capaz de identificar oportunidades, que por sua vez decorre de análises do mercado.

Então, hoje vamos falar sobre como o processo de análise de dados pode culminar em boas decisões para a organização e, assim, ajudar a identificar o melhor caminho a ser seguido.

Índice

1. A análise de dados nas tomadas de decisão

2. Elenque os objetivos e crie prioridades

3. Defina indicadores relacionados

4. Continue buscando melhorias

A análise de dados nas tomadas de decisão

Com a produção de centenas ou milhares de dados dentro da empresa, realizar uma análise aprofundada é essencial para chegar a melhor solução possível. Isso exige a correta manipulação dessas informações para evitar equívocos ou suposições que não tem relação com a realidade.

Além de organizá-las, geralmente por meio de sistemas inteligentes, é preciso validar quais dados possuem relação com o problema que se busca uma solução, realizando filtragens eficazes que evitem erros de cruzamento de informações que não possuem relevância.

Para que seja possível chegar em informações que forneçam respostas, é essencial definir um objetivo específico, determinar a estratégia para resolvê-lo e especificar claramente quais as táticas que serão usadas para alcançar o objetivo proposto.

Entenda mais sobre essas etapas no conteúdo abaixo, parte essencial para tomar ação logo após definir qual a melhor decisão a ser tomada.

Elenque os objetivos e crie prioridades

Seja ao identificar um problema, vantagem competitiva ou possível informação que beneficie seu negócio, é preciso realizar um planejamento para que a melhor decisão definida seja aplicada corretamente e acompanhada ao longo do tempo.

Assim, é importante ter objetivos primários claros sobre o que é precisar ser resolvido, ou em qual campo é necessário realizar mais investimentos ou mais atenção. Com esses objetivos, fica muito mais fácil entender o que deve ser priorizado.

Esse planejamento evita desvio de esforços e gastos desnecessários na hora de mobilizar sua equipe para chegar nas soluções determinadas.

Defina indicadores relacionados

Os indicadores são métricas que permitem que o desempenho das ações definidas sejam medidas, para que você e sua equipe tenham certeza que estão caminhando no rumo correto e pré-definido.

Caso algo não esteja dentro dos objetivos traçados, é possível realizar ajustes para que a solução em questão continue sendo o ponto central da estratégia.

Continue buscando melhorias

avaliação pós-decisão e implementação de ações é tão importante quanto a análise de dados feita inicialmente. Com ela é possível fazer comparações para definir se a decisão tomada foi realmente a mais adequada.

Além de medir o sucesso do planejamento e da tomada de decisão, essas novas análises vão guiar sua equipe para continuar buscando melhorias e aperfeiçoando ainda mais a situação em questão.

Não pare por aqui, acompanhe nossos artigos e conheça nossos serviços para ter uma luz na visualização de oportunidades de negócio. Ou já entre em contato pelo WhatsApp para falar com nossos especialistas Karine ou Felipe e tire suas dúvidas.