Saber o que é Extraction, Transform and Load (ETL), e como isso se aplica nas empresas, é essencial para garantir o melhor uso dos dados obtidos pelo seu negócio. Por meio de processos ordenados, as informações do seu banco de dados podem ter um valor muito maior para seu empreendimento.

No entanto, para conseguir fazer melhor uso disso, é preciso entender como os processos de ETL funcionam na prática. No mais, para conferir tudo o que você precisa sobre ETL, leia o artigo que preparamos a seguir.

Índice

1. Entenda o que é ETL

2. Como funcionam as fases de ETL
2.1 Extração
2.2 Transformação
2.3 Carregamento

3. Ferramentas que realizam o processo de ETL
3.1 IBM Infosphere
3.2 SAP Business
3.3 Pentaho

Entenda o que é ETL

ETL, sigla para Extraction, Transform and Load, que em português diz respeito ao processo de extração, transformação e carregamento de dados, e pode ser usado de maneira bastante significativa.

Isso porque, por meio dessa estratégia, é possível descobrir a qualidade dos dados, e como eles podem ser manipulados para se tornarem relevantes para as empresas. Ou seja, ele ajuda a transformar informações soltas em ações concretas para as empresas.

Dentro de um ambiente de Data Warehouse, ele funciona para transformar dados em estado bruto em algo para servir a um propósito específico. Com isso, como dissemos, é possível dar um propósito para todas as informações extraídas pela empresa.

Aproveite para conhecer oportunidades ocultas com o Data Mining.

Como funcionam as fases de ETL

ETL Transformação dos dados

Como dissemos, ETL funciona com extração, transformação e carregamento de dados, sendo estes os seus processos. Entender como cada uma dessas etapas é feita é essencial para compreender como essa estratégia funciona de fato em um negócio.

De maneira resumida, podemos dizer que cada uma das fases funciona da forma que listamos abaixo.

Extração

Aqui os dados são organizados e convertidos para que possam ser manipulados em outras etapas do processo completo;

Transformação

Nessa fase ocorre a padronização dos dados que foram extraídos, também ocorrendo a “limpeza” de informações, para usar apenas informações úteis;

Carregamento

Ocorre o carregamento das informações para um repositório, como uma Data Warehouse, onde os dados ficarão guardados e poderão ser usados no futuro.

De toda forma, com as informações extraídas, transformadas e carregadas, seus dados já podem ser processados como quiser. Dessa maneira, você pode começar a usar tudo o que foi obtido para auxiliar na montagem da sua estratégia.

Ferramentas que realizam o processo de ETL

Por fim, agora que já conhecemos o processo de ETL mais a fundo, podemos falar sobre ferramentas que realizam essa ação para as empresas. Existem alguns programas que podem ser extremamente úteis no processamento de informações.

Alguns dos que mais se destacam nesse sentido são as que citamos a seguir.

IBM Infosphere

Permite processar dados de alta qualidade, graças à integração de dados de ferramentas diferentes à plataforma;

SAP Business

Nessa ferramenta, você pode descobrir o verdadeiro valor das informações, para checar se são realmente úteis para o seu negócio;

Pentaho

Esse programa captura, limpa e armazena dados em formatos acessíveis, trazendo mais praticidade para a realização do processo.

No mais, esse é o processo de ETL, e esperamos que tenha gostado de conhecer um pouco mais sobre essa técnica. E se você tem interesse em análise de dados, e quer trazer isso para sua empresa, conheça nossos serviços ou já entre em contato pelo WhatsApp para falar com nossos especialistas Karine ou Felipe e tire suas dúvidas.