Se uma empresa deseja construir seu espaço e captar mais clientes, é importante que seja colocada em prática a análise de dados. Tem sido cada vez mais comum as empresas recorrerem a essa tecnologia para conquistar melhores resultados.

Para obter sucesso com essa tecnologia é preciso que todos os colaboradores possam entender o seu funcionamento, a importância e como implementar.

Então, confira os conceitos a seguir e saiba como fazer para implementar uma cultura de dados com eficiência em sua empresa.

Índice

1. O que é cultura de dados?

2. Como a ciência de dados está transformando os negócios?

3. Análise de dados em growth

4. A importância do cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados

O que é cultura de dados?

Tomada de decisão com base numa cultura de dados

A cultura de dados está relacionada a comportamentos e crenças coletivas de pessoas que praticam, valorizam e incentivam o uso de dados com o objetivo de tomar decisões mais assertivas.

O resultado dessa cultura de dados é uma integração maior nas operações, identidade e mentalidade de uma empresa.

Isso porque a cultura de dados faz com que todas as pessoas da organização possuam informações necessárias para impulsionar suas decisões com dados concretos. Assim, se conseguem soluções mais assertivas.

Aproveite para saber também qual a relação entre análise de dados, cultura organizacional e processo de decisão.

Como a ciência de dados está transformando os negócios?

Cada vez mais as organizações estão aplicando a cultura de dados para transformar essas informações em um diferencial competitivo.

Pois a ciência de dados está transformando os negócios, uma vez que ajudam a analisar os dados que se obtém com os clientes, e a partir disso, traçar estratégias para retê-los.

A partir da ciência de dados, é possível prever alguns problemas, como a falta de determinado equipamento, fraudes nos serviços financeiros, comportamentos suspeitos e ações anormais.

Além desses benefícios, é possível aumentar suas vendas com base em informações e dados das compras que os clientes fizeram anteriormente.

Análise de dados em growth

O conceito de growth está relacionado nos dados coletados para validar hipóteses e testes, deixando o achismo de lado.

Para que isso seja possível, os dados e as métricas se mensuram passam por avaliação para observar se os resultados estão de acordo com o objetivo que a empresa deseja alcançar. Também é importante saber como fazer uma análise de dados estratégica na sua empresa.

Em empresas digitais, é comum que se encontrem essas métricas nas redes sociais ou até mesmo no próprio site da empresa, além de encontrar em ferramentas do Google.

A importância do cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) foi criada para detalhar a proteção de dados das pessoas que foram disponibilizados na internet. Essa lei protege os direitos de liberdade e privacidade, relacionados às informações divulgadas no meio digital.

O cumprimento dessa lei é essencial para proteger os dados pessoais, principalmente os confidenciais e sensíveis, que se obtém pela coleta ou processamento das empresas.

Isso porque as empresas possuem obrigações específicas, devendo seguir essas regras para tratar esses dados coletados.

Se você deseja saber mais sobre as soluções inteligentes de análise e gestão de dados e sobre como aplicá-las em sua empresa, entre em contato pelo WhatsApp para falar com nossos especialistas Karine ou Felipe e tire suas dúvidas.