Em geral, sabemos que qualquer negócio atuante no mercado busca um objetivo: gerar competitividade. Contudo, para que seja possível alcançar esse objetivo, devemos olhar internamente para o negócio e descobrir qual é o nosso diferencial, e como isso consegue destacar a empresa de outros concorrentes. É nesse sentido que o core business percorre.

Continue lendo o artigo e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!

Índice

1. Core Business: o que é?

2. Como definir o core business da sua empresa?
2.1 1. Entenda as particularidades da sua oferta
2.2 2. Explore o mercado

3. Conclusão

Core Business: o que é?

Em tradução livre, o termo core business refere-se à atividade principal de um negócio! Em outras palavras, é o que uma marca sabe fazer de melhor.

Quando temos uma definição mais objetiva do core business, o planejamento estratégico estará completamente idealizado.

Core business e planejamento empresa

Com isso, a marca tem todos os meios para crescer no mercado de forma sustentável, e consequentemente, ter metas alcançar o sucesso. Sem contar que os stakeholders (acionistas, fornecedores, colaboradores e outras partes interessadas) também vão ter uma visão mais clara daquilo que o seu negócio oferece.

Dessa forma, sua marca consegue se posicionar de maneira ainda mais estratégica no setor de atuação.

Aproveite para entender melhor a modelagem estratégica para um novo negócio.

Como definir o core business da sua empresa?

Entendendo a importância desse conceito, é necessário defini-lo em seu negócio, acompanhando as ideias, os objetivos e o diferencial de mercado. Vamos conferir algumas práticas importantes a seguir.

1. Entenda as particularidades da sua oferta

Antes de tudo, o primeiro passo é entender quais são as particularidades e principais características do serviço/produto que você tende a oferecer aos clientes.

Em outras palavras, qual é o diferencial que a sua marca traz, mediante ao que seus concorrentes não conseguem oferecer, ou não entregam na mesma qualidade?

O preço pode ser mais baixo, ou a qualidade do produto é muito mais elevada do que normalmente é oferecido por outras marcas. Logo, encontrar esses diferenciais podem definir de forma ainda mais clara o núcleo do seu negócio.

2. Explore o mercado

Muitos empreendedores acreditam que, pelo fato da empresa oferecer um núcleo, isso significa que eles devem focar somente naquela oferta, acreditando que não podem avançar e explorar outros campos.

Muito pelo contrário: é possível expandir o seu nicho de atuação de forma eficiente. No entanto, devemos lembrar que essa ação só deve ser feita quando já estivermos com nosso core business (núcleo principal) executado com excelência.

Assim, conseguimos ampliar possibilidades de atuação, e de outras fontes lucrativas.

Conclusão

Conforme vimos, o core business é o núcleo do seu negócio, ou seja, aquilo que a sua marca sabe fazer de melhor, em relação à concorrência.

Sabendo defini-la na sua marca, fica mais fácil entender se a empresa está indo no caminho certo, ou elaborar um plano de ação mais eficiente para qualificar a oferta e diferenciar-se do mercado.

Agora que você já entendeu perfeitamente a importância do core business para sua gestão empresarial, acesse o nosso site, conheça nossos serviços e entre em contato pelo WhatsApp para falar com nossos especialistas Karine ou Felipe e tirar todas as dúvidas.