O Big Data como ferramenta estratégica de gestão serve para aperfeiçoar as atividades, sendo utilizada para a coleta, organização, análise e interpretação de um grande volume de dados. Saiba mais a respeito neste artigo.

Índice

1. Mas afinal, qual é o valor que o Big Data pode agregar a sua empresa?

2. Processo de implementação do BIG DATA
2.1 Saiba o que são os “3 Vs”
2.2 Determine os objetivos da análise de dados
2.3 Preocupe-se com a preparação dos dados
2.4 Inicie a análise de dados
2.5 Proporcione uma boa visualização de dados

3. Outras tecnologias
3.1 Machine Learning
3.2 Inteligência Artificial
3.4 Internet das Coisas

Mas afinal, qual é o valor que o Big Data pode agregar a sua empresa?

BIG DATA como pode auxiliar

A análise constante de dados capacita as empresas a serem mais eficientes e desenvolverem novos produtos cada vez mais moldados às necessidades de seus públicos.

Veja abaixo como o Big Data se traduz em benefícios práticos para a empresa:

  • Melhor tomada de decisão: por meio do Big Data é possível fundamentar decisões futuras, identificando tendências de mercado, tanto econômica quanto comportamental, uma vez que análise ideal dos dados da empresa desencadeia diversos insights;
  • Oportunidades de inovação: A inovação não depende tão somente de inspiração, mas de muita informação. Com o Big Data a pesquisa e desenvolvimento da empresa será aprimorada, sendo possível a criação de novos produtos e serviços, e identificação de grandes tendências;
  • Otimização de preços de produtos: por meio do Big Data, as organizações analisam os valores que lhes renderam o máximo de lucro sob várias condições históricas de mercado;
  • Mecanismos de recomendação: os melhores exemplos de um mecanismo de recomendação de Big Data são os de vários sites de compras online. Eles analisam os dados de todos os clientes e recomendam produtos;
  • Retenção de talentos: a plataforma permite que uma empresa expanda o tipo e a quantidade de dados com os quais trabalha, além de facilitar a criação de apresentações com recursos de dados. Isso tudo permite que sua empresa retenha os melhores talentos e reduza as taxas de turnover;
  • Gestão de redes de fornecedores: ao usar Big Data, as empresas podem criar redes de fornecedores, também conhecidas como comunidades B2B, com maior precisão e insights.

Leia também: Qual a relação entre análise de dados, cultura organizacional e processo de decisão?

Processo de implementação do BIG DATA

Seu processo de implementação é um pouco complexo e exige alguns passos que vamos te apresentar agora. Confira abaixo.

Saiba o que são os “3 Vs”

Didaticamente, dividimos os dados nos chamados 3 Vs:

  • volume;
  • velocidade;
  • variedade de informações.

A grande quantidade de dados disponíveis, não somente dentro da empresa, mas também os que são coletados fora do ambiente interno, diz respeito ao volume.

O tempo para a criação de novos dados pertinentes para a organização é a velocidade.

Por isso, os diferentes tipos de dados e sua natureza referem-se à variedade.

Uma vez mesclados esses três elementos, a empresa pode fazer uma análise adequada de tudo o que está disponível de maneira estruturada ou não estruturada.

Determine os objetivos da análise de dados

É preciso, primeiramente, determinar um objetivo para, então, aplicar as técnicas.

Com tantos dados que você pode coletar, é fácil se perder. Para tanto, é importante saber como você vai usá-los e o que é realmente útil para você.

Preocupe-se com a preparação dos dados

Existem algumas opções de plataformas prontas para o trabalho com o Big Data que solucionam essa questão. Entre elas, podemos citar o Amazon Web Services (AWS), o Microsoft Azure e o Big Query, do Google.

Além dessas plataformas, você também pode optar pelo Hadoop, uma ferramenta baseada no sistema operacional Linux, que roda no servidor Apache.

Inicie a análise de dados

Quando todos os dados estão centralizados, com boa qualidade e em um formato legível e consistente, chega-se à etapa de análise.

Proporcione uma boa visualização de dados

É fundamental exibir os resultados de uma maneira fácil de entender, especialmente se você precisar apresentá-los à gerência da empresa.

Existem também algumas ferramentas que facilitam o desenvolvimento da inteligência tecnológica e a visualização de dados, como Tableau, QlikView ou Microsoft Power BI.

Aproveite para saber as melhores práticas de Big Data e como aplicar na sua empresa.

Outras tecnologias

BIG DATA e outras tecnologias

Você sabia que para realizarmos coleta e processamento de dados é preciso usar ferramentas corretas?

O uso de inovações tecnológicas nos permite criar um diferencial competitivo que auxilia na classificação das informações e identifica quais são as dores do mercado e dos clientes.

Confira a seguir as tecnologias que se relacionam com o Big Data.

Machine Learning

Tem um papel crucial dentro dos processos tecnológicos. É uma ferramenta de grandes avanços no mundo cibernético e oferece a cibersegurança para as empresas.

Quando utilizada em conjunto com o Big Data, oferece resultados ainda mais significativos para as empresas.

Isso porque uma serve para armazenar e a outra para fazer com que os sistemas se tornem mais inteligentes e trabalhem as informações coletadas.

Inteligência Artificial

Inteligência artificial

O Big Data é a principal fonte de informações para a AI (Inteligência Artificial). Os dois sistemas são informacionais e a cada dia que passa são mais utilizados pelas empresas.

No momento atual, a AI é uma realidade e a verdade é que com a automação das tarefas repetitivas, alguns cargos podem ser suprimidos.

Isso é um ponto positivo para as empresas que não terão tantos gastos com as folhas de pagamento, já que a Inteligência Artificial se responsabiliza por algumas etapas do processo.

Entenda as diferenças entre Business Intelligence e Big Data.

Internet das Coisas

A Internet of Things (IoT), ou Internet das Coisas,  conecta dispositivos e sistemas, enquanto o Big Data se responsabiliza pelos cuidados com os dados gerados.

Ela facilita ainda mais o dia a dia dos empresários e colaboradores fazendo com que os dispositivos permaneçam conectados.

Porém, a grande quantidade de dados gerados precisa ir para algum lugar, para que não seja perdida. Nesse momento, o Big Data entra em ação ao manter as informações protegidas e à disposição dos gestores e colaboradores.

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