Por que a análise de dados para o processo decisório nos negócios é tão importante?
As empresas nunca tiveram tanto acesso à informação como têm hoje em dia. Porém, saber filtrar o que é informação útil e relevante daquilo que não tem valor para a sua empresa vem sendo um verdadeiro desafio.
A Análise de Dados proporciona a otimização de processos que permitem a manutenção/ampliação da vantagem competitiva nas corporações, como redução de custos, maior agilidade para tomada de decisões e até mesmo o desenvolvimento de novos produtos.
Vamos explorar mais esse tema logo abaixo, veja.
Índice
1. Por que minha empresa precisa analisar dados?
2. Uso dos dados para o processo decisório
2.1 Quais são os benefícios da análise de dados?
2.2 Como podemos implementá-la?
3. Quer garantir a qualidade do trabalho desenvolvido na sua empresa?
4. Não confunda: dados e informações são diferentes!
4.1 Exemplos de “dados”
4.2 Exemplos de informações:
5. Como alcançar os resultados com os dados?
Por que minha empresa precisa analisar dados?
Pelos seguintes motivos que listamos aqui:
- identificação da situação atual da sua empresa e da equipe de colaboradores;
- visualizar o montante investido, lucratividade e atacar focos de perda de recursos;
- otimizar a tomada de decisão com base em dados e estimativas reais, reduzindo riscos e perdas;
- economizar no armazenamento e no gerenciamento das informações digitalizadas;
- com informações mais acessíveis e organizadas, é possível exibi-las em forma de gráficos, planilhas ou outros tipos de relatório, identificando formas eficientes de fazer negócio.
Uso dos dados para o processo decisório
A análise de dados é essencial para os processos estratégicos, operacionais e administrativos de uma empresa.
Isso porque o sucesso do seu negócio é determinado pela forma como a informação disponibilizada é inserida, armazenada e manipulada nas suas soluções tecnológicas.
Aliás, por meio de dados podemos tomar decisões mais assertivas e ágeis, pois as mesmas serão feitas com base em evidências mais robustas, e não em achismos, o que é decisivo para a sobrevivência de um negócio.
Quais são os benefícios da análise de dados?
Os principais são:
- foco no desenvolvimento;
- planos de curto, médio e longo prazo;
- retenção e nutrição de talentos.
Como podemos implementá-la?
O básico da implementação da análise de dados na empresa passa por estes três passos:
- Elaborar planos e metas;
- Fazer uma avaliação de desempenho;
- Acompanhar métricas de sucesso.
Quer garantir a qualidade do trabalho desenvolvido na sua empresa?
Então, é necessário identificar os pontos que precisam ser melhorados para ter qualidade no processo.
Não confunda: dados e informações são diferentes!
Os dados são medidas, números ou valores, e não dependem de informações.
Já a informação é a compreensão de um conjunto de dados. Ou seja, a ordenação e organização dos dados de forma que seja possível transmitir uma mensagem compreensível dentro de um determinado contexto.
Um conjunto de dados que transmite conhecimento é uma informação.
Para entender mais desse assunto, aproveite para saber também como o enriquecimento da base de dados ajuda a empresa a vender.
Exemplos de “dados”
Podemos citar como exemplo:
- dados de exames dos alunos: nos dados de exame sobre marcas obtidas de diferentes assuntos para todos os alunos é coletado;
- dados dos cidadãos: durante o recenseamento, os dados de todos os cidadãos são coletados;
- dados do levantamento: diferentes empresas coletam dados por pesquisa para conhecer a opinião das pessoas sobre seu produto.
Exemplos de informações:
Já para exemplificar o que são informações, algumas amostras são:
-
relatórios de pesquisa e resultados: os dados da pesquisa são resumidos em relatórios/informações para apresentar ao gerenciamento da empresa;
-
etiquetas de endereço do estudante: os dados armazenados dos alunos podem ser usados para imprimir rótulos de endereços dos alunos;
-
relatório do Censo: os dados do Censo Demográfico são utilizados para obter relatórios/informações sobre a população total de um país e a taxa de alfabetização, etc.
Como alcançar os resultados com os dados?
Para quantificar a performance de um negócio e saber se as metas traçadas foram alcançadas ou não, é necessário medir o desempenho da empresa.
Através dos indicadores de desempenho, com base nos objetivos organizacionais, podemos não somente medir os resultados, mas também saber se o emprego dos recursos foi eficaz, além de identificar possíveis falhas, caso tenha ocorrido alguma.
Para obtermos os resultados medimos:
- produtividade;
- qualidade;
- lucratividade;
- eficiência;
- custos fixos;
- crescimento de vendas.
Gostou de ver todas essas informações reunidas sobre o uso de dados para o processo decisório? Que tal saber detalhadamente como está o seu negócio? Nós podemos te ajudar a medir e avaliar os resultados da sua empresa! Entre em contato pelo WhatsApp. Você também pode nossos cases acessando o site.