A pesquisa de mercado é uma ferramenta importante para negócios de todos os segmentos: tem como objetivo auxiliar o empreendedor/gestor a entender com mais profundidade as características do mercado em que a empresa está inserida, a fim de direcionar estratégias mais eficientes. A seguir, saiba como fazer uma pesquisa desse tipo.
Índice
1. Por que fazer uma pesquisa de mercado?
2. Como fazer pesquisa de mercado?
Por que fazer uma pesquisa de mercado?
Fazer um levantamento como esse é importante em diversos contextos diferentes dos negócios, como:
- a abertura de um empreendimento;
- o lançamento de um novo produto ou serviço;
- a implementação de novas estratégias de apelo ao público-alvo.
Nesses e em outros cenários, compreender o que o mercado está buscando e como está se comportando ajuda a empresa a tomar decisões melhores.
A pesquisa de mercado auxilia o empreendimento a saber mais sobre seu público, seus concorrentes e a identificar oportunidades de negócio que ainda não haviam sido vislumbradas.
Como fazer pesquisa de mercado?
O primeiro passo é conhecer os dois tipos existentes: a pesquisa primária e a secundária.
Na primária, a própria empresa vai coletar diretamente os dados que precisa. Já na secundária, são utilizadas informações já disponibilizadas (em sites como do IBGE, por exemplo) ou dados coletados e interpretados por profissionais de empresas especializadas.
Os passos para realizar uma pesquisa de mercado eficaz são:
- Definição do objetivo: os dados que serão levantados nessa pesquisa precisam responder a uma problemática previamente estipulada. Isto é, é preciso ter um objetivo claro como norte, por exemplo: entender o porquê os concorrentes estão se destacando mais, saber se o produto X teria aceitação por parte do público, aumentar as vendas, entre outros;
- Escolha do tipo de pesquisa: tendo um objetivo em mente, é possível definir qual tipo de pesquisa será mais assertivo para atendê-lo, a primária ou secundária;
- Recorte de público: no caso de uma pesquisa primária, a empresa precisa fazer o recorte do público que vai respondê-la. São clientes, fornecedores, parceiros, público-alvo, consumidores em geral? Pessoas certas trarão a resposta certa! Aqui também é necessário estabelecer qual será a amostragem buscada, ou seja, quantas pessoas vão ser entrevistadas;
- Montagem do roteiro: de acordo com o objetivo e o público, é hora de montar o roteiro da pesquisa. É importante que as perguntas sejam bem claras e objetivas, sem deixar margem para muitas interpretações. Também é interessante combinar questões de múltipla escolha (que vão servir como base para a montagem de gráficos e tabelas) com questões abertas, nas quais o respondente possa dizer ou escrever o que pensa sobre determinado tópico. Evite pesquisas muito extensas, elas desestimulam as participações;
- Aplicação da pesquisa: ela será aplicada presencialmente ou online? Por quais veículos? Em qual período?
- Análise de dados: com as respostas em mãos, é hora de interpretá-las. Os dados precisam ser organizados de forma que façam sentido, para isso, usar gráficos, infográficos, tabelas e relatórios é bastante positivo. Assim, eles vão servir como ponto de partida para os insights que a empresa está buscando. Algumas ferramentas são bastante úteis para percorrer essas etapas, como o SurveyMonkey para aplicar pesquisas online, IBGE e Sebrae para buscar dados já coletados, o SEMrush para levantar informações acerca da estratégia de conteúdo dos seus concorrentes.
Agora que você entendeu melhor esse processo, saiba que uma alternativa inteligente é contar com os serviços de uma consultoria especializada que possa fazer com que a sua pesquisa de mercado realmente contribua para o crescimento do negócio. Por isso, conheça nossos cases e entre em contato conosco pelo WhatsApp.