Para qualquer negócio se desenvolver é necessário adotar um passo a passo planejado para que cada objetivo seja alcançado. É por isso que um planejamento estratégico é importante enquanto ferramenta de gestão.
Índice
1. Afinal, o que é o planejamento estratégico?
2. Quais os tipos de planejamento estratégicos?
2.1 Planejamento Tático
2.2 Planejamento Operacional
2.3 Planejamento Situacional
3. Quais são as etapas e como fazer um planejamento estratégico?
3.1 Faça uma análise dos ambientes internos e externos
3.2 Estabeleçam objetivos e metas
3.3 Desenvolver o mapa estratégico
3.4 Elabore o plano de ação
3.5 Monitore e analise os resultados
4. Conclusão
Afinal, o que é o planejamento estratégico?
De início podemos exemplificar o planejamento estratégico como uma ferramenta de gestão, que pode auxiliar a traçar metas e o caminho necessário para alcançar o sucesso da empresa.
Ou seja, é uma forma de roteiro, voltado para mostrar onde a empresa está e quais ações, métricas e estratégias são necessárias para chegar até o objetivo desejado. Assim, todas essas decisões devem ser tomadas com base no conhecimento do futuro do negócio.
Além do mais, no planejamento são incluídos todos os esforços e ações para alcançar os resultados. Com essas informações reunidas o gestor de um negócio tem mais segurança para tomar decisões, evitar prejuízos e analisar resultados.
Aliás, aproveite para descobrir como fazer uma análise de dados estratégica na sua empresa.
Quais os tipos de planejamento estratégicos?
Nesse sentido, existem diferentes tipos de planejamentos estratégicos que podem se encaixar realidades diferentes. Por isso, saiba quais são e como cada modelo funciona. Confira abaixo os mais conhecidos e utilizados.
Planejamento Tático
Em suma, a principal finalidade desse modelo estratégico, é desenvolver uma visão para que as operações da empresa tenham condições de serem executadas de forma alinhada às estratégias de base organizacional.
Planejamento Operacional
Enquanto isso, o planejamento operacional está voltado às tarefas do dia a dia da companhia, de forma que todas essas atividades e processos sejam executadas com intuito de atingir os objetivos da organização.
Planejamento Situacional
Por fim, essa categoria de planejamento consiste na realização de planos de ação para adaptar a situação atual, considerando as variáveis da situação.
Quais são as etapas e como fazer um planejamento estratégico?
Primordialmente, um planejamento estratégico se divide em algumas etapas importantes de elaboração. E para fazê-lo é preciso seguir e analisar cada etapa. Confira abaixo cinco passos para isso.
1. Faça uma análise dos ambientes internos e externos
De início, para começar esse planejamento é preciso realizar um diagnóstico atual da empresa, ou seja, todas as questões financeiras, desempenho de processos, contentamento dos colaboradores, além de qualidade dos produtos ou serviços e outros fatores, como fraquezas e oportunidades.
2. Estabeleçam objetivos e metas
Agora, o próximo passo será estabelecer os objetivos. Nessa etapa, o ideal é entender como lidar com as oportunidades, forças e fraquezas e o que pode ser feito para orientar o negócio e alcançar o sucesso.
3. Desenvolver o mapa estratégico
Em síntese, nesse passo é o momento de pensar em ações para evitar perdas, lidar com as oportunidades e melhorar situações de fraqueza, ou seja, desenvolver condições favoráveis para alcançar e manter os objetivos a longo prazo.
4. Elabore o plano de ação
Em seguida, quando objetivos, estratégias e ações já estão em mãos, é necessário organizar para colocar em prática e deixar claro as funções de cada departamento.
Assim, essa etapa se torna importante para garantir que tudo ocorra como planejado e evitar que não seja concluído.
5. Monitore e analise os resultados
Por fim, é importante para a continuidade do planejamento estratégico, que ele seja analisado e observado de perto, para compreender se tudo está dentro dos conformes. Ainda mais, é possível analisar e corrigir ações equivocadas e alinhar com as metas traçadas.
Conclusão
Definitivamente, um planejamento estratégico é uma ferramenta de suma importância desenvolver o negócio. Isso porque além das melhorias na gestão, evita que a desorganização gere prejuízos financeiros.
Por fim, essa ferramenta deve ser estabelecida como cultura em qualquer empresa e usada para a execução de todos os projetos. Quanto mais presente estiver, melhores e mais assertivos serão os resultados da companhia.
Ficou interessado no assunto? Entre em contato conosco para encontrar a melhor solução de gestão, compatível com a necessidade da sua empresa. Ou simplesmente consulte-nos para tirar dúvidas.