Analisar dados hoje é a base de qualquer planejamento estratégico empresarial. Com a quantidade de informações, números e conteúdos a que temos acesso hoje, uma análise de dados estratégica favorece a tomada de decisão, prevê tendências e facilita o alcance de metas.
Para isso é preciso entender como funciona e quais são os diferentes tipos e métodos de análise de dados.
As análises de dados não são iguais, elas podem variar conforme as metas, as restrições e, inclusive, a disponibilidade de tempo e dinheiro da empresa. As metodologias estão divididas em: descritiva, diagnóstica, preditiva e prescritiva. Veja a seguir.
Índice
1. Metodologias
2. Defina o objetivo da empresa
3. Etapas
4. Benefícios
Metodologias
Na análise descritiva, a avaliação dos dados é feita através de resultados obtidos. É bastante utilizada na construção de estratégias.
Já na diagnóstica, como o próprio nome sugere, a avaliação é realizada através da análise de fatos que já aconteceram. Ela tem um objetivo principal de encontrar relações de causa e efeito para detalhar acontecimentos.
Outra metodologia de análise de dados é a preditiva, que é a mais utilizada. Ela prevê cenários futuros com base na análise de padrões de base de dados.
E, por último, a avaliação prescritiva. É a mais indicada para desenhar simulações e prever comportamentos.
Defina o objetivo da empresa
Como vimos, existem várias formas de fazer uma análise de dados estratégica na sua empresa. O mais importante, em primeiro lugar, é definir qual o objetivo específico da empresa.
A partir daí é possível escolher qual será a metodologia usada e como atingir esse objetivo.
Definir uma estratégia de análise de dados levará a empresa a investir tempo e recursos em uma solução mais assertiva do que se espera.
Etapas
Após a definição do objetivo e o tipo de análise que será realizada, a próxima etapa é definir como será feita a medição dos dados.
A partir daí, é realizada a coleta desses dados e análise propriamente dita. Concluídas essas etapas, passa-se para a interpretação dos resultados.
Para que todo esse processo seja feito de forma efetiva, é importante contar com uma consultoria com experiência em análise de dados e em soluções inteligentes para a sua empresa.
Benefícios
Além de ser a base para a tomada de decisões, a análise de dados estratégica possui outros benefícios que as empresas devem levar em consideração.
Um deles, e talvez o mais importante, é permitir a análise da empresa como um todo. Através dos resultados é possível enxergar outras vertentes do negócio, que antes talvez estivessem encobertas.
Além disso, a partir do momento que você conhece melhor a empresa e o negócio, você conhece melhor o cliente e as formas de atingi-lo. Uma análise de dados, realizada de maneira profissional e correta, pode aproximar ainda mais o cliente da empresa.
Case de sucesso
Falar na teoria pode parecer distante, mas conhecer exemplos na prática facilita o entendimento. Por isso, vamos destacar um dos cases de sucesso no quesito análise de dados estratégicos.
Os diretores da Lock Proteção queriam abrir a entidade, mas queriam mais informações e estratégias para que esse processo fosse feito com segurança.
Após realizado o plano de viabilidade, por meio de uma análise macro e microeconômica, para obter uma visão geral de como estava o mercado no estado de atuação da empresa, foi definido o planejamento estratégico com os cenários de viabilidade financeira. O resultado foi um processo decisório mais efetivo e fortalecido.
Quer saber mais sobre como é possível tomar decisões baseadas em dados estratégicos? Acesse o site e entre em contato agora com Karine ou Felipe.