Analisar dados hoje é a base de qualquer planejamento estratégico empresarial. Com a quantidade de informações, números e conteúdos a que temos acesso hoje, uma análise de dados estratégica favorece a tomada de decisão, prevê tendências e facilita o alcance de metas.

Para isso é preciso entender como funciona e quais são os diferentes tipos e métodos de análise de dados.

As análises de dados não são iguais, elas podem variar conforme as metas, as restrições e, inclusive, a disponibilidade de tempo e dinheiro da empresa. As metodologias estão divididas em: descritiva, diagnóstica, preditiva e prescritiva. Veja a seguir.

Índice

1. Metodologias

2. Defina o objetivo da empresa

3. Etapas

4. Benefícios

5. Case de sucesso

Metodologias

Na análise descritiva, a avaliação dos dados é feita através de resultados obtidos. É bastante utilizada na construção de estratégias.

Já na diagnóstica, como o próprio nome sugere, a avaliação é realizada através da análise de fatos que já aconteceram. Ela tem um objetivo principal de encontrar relações de causa e efeito para detalhar acontecimentos.

Outra metodologia de análise de dados é a preditiva, que é a mais utilizada. Ela prevê cenários futuros com base na análise de padrões de base de dados.

E, por último, a avaliação prescritiva. É a mais indicada para desenhar simulações e prever comportamentos.

Defina o objetivo da empresa

Objetivo da empresa

Como vimos, existem várias formas de fazer uma análise de dados estratégica na sua empresa. O mais importante, em primeiro lugar, é definir qual o objetivo específico da empresa.

A partir daí é possível escolher qual será a metodologia usada e como atingir esse objetivo.

Definir uma estratégia de análise de dados levará a empresa a investir tempo e recursos em uma solução mais assertiva do que se espera.

Etapas

Após a definição do objetivo e o tipo de análise que será realizada, a próxima etapa é definir como será feita a medição dos dados.

A partir daí, é realizada a coleta desses dados e análise propriamente dita. Concluídas essas etapas, passa-se para a interpretação dos resultados.

Para que todo esse processo seja feito de forma efetiva, é importante contar com uma consultoria com experiência em análise de dados e em soluções inteligentes para a sua empresa.

Benefícios

Além de ser a base para a tomada de decisões, a análise de dados estratégica possui outros benefícios que as empresas devem levar em consideração.

Tomada de decisão

Um deles, e talvez o mais importante, é permitir a análise da empresa como um todo. Através dos resultados é possível enxergar outras vertentes do negócio, que antes talvez estivessem encobertas.

Além disso, a partir do momento que você conhece melhor a empresa e o negócio, você conhece melhor o cliente e as formas de atingi-lo. Uma análise de dados, realizada de maneira profissional e correta, pode aproximar ainda mais o cliente da empresa.

Case de sucesso

Falar na teoria pode parecer distante, mas conhecer exemplos na prática facilita o entendimento. Por isso, vamos destacar um dos cases de sucesso no quesito análise de dados estratégicos.

Os diretores da Lock Proteção queriam abrir a entidade, mas queriam mais informações e estratégias para que esse processo fosse feito com segurança.

Após realizado o plano de viabilidade, por meio de uma análise macro e microeconômica, para obter uma visão geral de como estava o mercado no estado de atuação da empresa, foi definido o planejamento estratégico com os cenários de viabilidade financeira. O resultado foi um processo decisório mais efetivo e fortalecido.

Quer saber mais sobre como é possível tomar decisões baseadas em dados estratégicos? Acesse o site e entre em contato agora com Karine ou Felipe.