O enriquecimento da base de dados é a ferramenta estratégica de mercado para vender mais. Porém, como a empresa pode utilizar da melhor forma esses dados?
Investindo em tecnologia e processo automatizados. Isso é possível com as melhores práticas de Big Data. Entenda melhor como o enriquecimento da base de dados pode favorecer o negócio.
Índice
1. Mas, afinal, o que significa enriquecer a base?
2. Os benefícios do enriquecimento da base de dados
3. Como realizar o enriquecimento da base de dados?
4. Qual ferramenta utilizar para enriquecer a base de dados da empresa?
Mas, afinal, o que significa enriquecer a base?
Quando a empresa estabelece contato com o prospect, geralmente, recolhe dados como: nome, CPF ou CNPJ, e-mail e telefone. Estes dados permitem o acesso a dados complementares demográficos, sociais e comportamentais.
Então, o enriquecimento da base de dados ocorre através da adição, correção, reorganização ou limpeza dos registros. A estratégia é renovar o databank, ou banco de dados, para melhor entender o perfil de cada contato.
Logo, fica clara a importância de enriquecer a base na manutenção de um bom desempenho de inteligência de mercado.
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Os benefícios de enriquecer a base de dados
Segundo estudo divulgado em 2019 pela Harvard Business Review, o enriquecimento da base de dados levou a um aumento de 50% nas vendas e redução de custos de giro entre 40 e 60%, às empresas que empregam esta gestão empresarial.
Isso porque os benefícios da atualização da base de dados perpassam todas as fases do funil de vendas, tornando-o mais inteligente e propício à fidelização dos clientes, quando realizada uma boa análise de dados.
Sobre os principais benefícios, destacamos:
- eficiência: a partir da redução de custos e estratégias de ação bem direcionadas;
- experiência: o cliente vivencia uma compra única, proporcionada pela consultoria da equipe comercial;
- indicadores: fidelização dos clientes, retenção e manutenção do relacionamento com a marca.
Como realizar o enriquecimento da base de dados?
Para enriquecer a base de dados é preciso seguir as boas práticas quanto a aquisição das informações. Sendo feito por meio de canais e da troca constante de informações entre cliente e negócio, é possível manter a base sempre atualizada. Algumas destas formas são:
- companhas para inscrição em newsletter;
- uso de formulários de cadastro;
- divulgação de e-books em PDF;
- webinars;
- cupom de desconto;
- implementação de call center;
- realização de eventos presenciais ou online.
Qual ferramenta utilizar para enriquecer a base?
Não existe uma ferramenta única. A ideia é que aquela escolhida ofereça, de fato, uma solução para gestão e análise dos dados coletados. E que proporcione ao prospect uma boa experiência.
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