O enriquecimento da base de dados é a ferramenta estratégica de mercado para vender mais. Porém, como a empresa pode utilizar da melhor forma esses dados?

Investindo em tecnologia e processo automatizados. Isso é possível com as melhores práticas de Big Data. Entenda melhor como o enriquecimento da base de dados pode favorecer o negócio.

Índice

1. Mas, afinal, o que significa enriquecer a base?

2. Os benefícios do enriquecimento da base de dados

3. Como realizar o enriquecimento da base de dados?

4. Qual ferramenta utilizar para enriquecer a base de dados da empresa?

Mas, afinal, o que significa enriquecer a base?

Enriquecer base de dados

Quando a empresa estabelece contato com o prospect, geralmente, recolhe dados como: nome, CPF ou CNPJ, e-mail e telefone. Estes dados permitem o acesso a dados complementares demográficos, sociais e comportamentais.

Então, o enriquecimento da base de dados ocorre através da adição, correção, reorganização ou limpeza dos registros. A estratégia é renovar o databank, ou banco de dados, para melhor entender o perfil de cada contato.

Logo, fica clara a importância de enriquecer a base na manutenção de um bom desempenho de inteligência de mercado.

Leia também sobre Cultura Data Driven: o que é, quais as vantagens e como as empresas aplicam?

Os benefícios de enriquecer a base de dados

Benefícios enriquecimento base de dados

Segundo estudo divulgado em 2019 pela Harvard Business Review, o enriquecimento da base de dados levou a um aumento de 50% nas vendas e redução de custos de giro entre 40 e 60%, às empresas que empregam esta gestão empresarial.

Isso porque os benefícios da atualização da base de dados perpassam todas as fases do funil de vendas, tornando-o mais inteligente e propício à fidelização dos clientes, quando realizada uma boa análise de dados.

Sobre os principais benefícios, destacamos:

  • eficiência: a partir da redução de custos e estratégias de ação bem direcionadas;
  • experiência: o cliente vivencia uma compra única, proporcionada pela consultoria da equipe comercial;
  • indicadores: fidelização dos clientes, retenção e manutenção do relacionamento com a marca.

Como realizar o enriquecimento da base de dados?

Para enriquecer a base de dados é preciso seguir as boas práticas quanto a aquisição das informações. Sendo feito por meio de canais e da troca constante de informações entre cliente e negócio, é possível manter a base sempre atualizada. Algumas destas formas são:

  • companhas para inscrição em newsletter;
  • uso de formulários de cadastro;
  • divulgação de e-books em PDF;
  • webinars;
  • cupom de desconto;
  • implementação de call center;
  • realização de eventos presenciais ou online.

Qual ferramenta utilizar para enriquecer a base?

Não existe uma ferramenta única. A ideia é que aquela escolhida ofereça, de fato, uma solução para gestão e análise dos dados coletados. E que proporcione ao prospect uma boa experiência.

Sabia que uma consultoria pode ajudar? Com o apoio de consultores em gestão você consegue uma solução elaborada sob medida para a demanda da sua empresa. Assim, poderá transformar dados em estratégias de mercado e marketing. Pense nisso! Depois, entre em contato conosco.