Cultura de Data Driven irá ajuda a desenvolver o seu negócio, pois a análise de dados através dessa cultura permite saber como agir e tomar melhores decisões para a sua organização.

Assim, o empreendedor consegue ter uma base mais estável, e não se basear em suposições.

Quer saber mais sobre Data Driven? Fique conosco até o final para entender mais sobre o assunto e como esse quesito pode ajudar a sua empresa.

Índice

1. Afinal, o que é Data Driven?

2. Como surgiu a Data Driven?

3. Como funciona e quais as vantagens?

4. Data Driven: como aplicar em sua empresa?
4.1 Faça a interpretação de dados
4.2 Mude o pensamento
4.3 Uso de ótimas tecnologias

5. Conclusão

Afinal, o que é Data Driven?

É a gestão orientada por dados, isto é, um conceito estratégico que na prática significa tomar decisões baseada na interpretação e análise de dados. Isso permite que sejam feitos planejamentos mais realistas que têm maior probabilidade de trazer bons resultados.

Com informações obtidas a partir da compreensão dos dados, a empresa pode preparar um planejamento estratégico em vez de planejar ações baseadas apenas em simples experiências.

Outro ponto em que um cultura orientada a dados beneficia a empresa é a capacidade de analisar tendências e evitar problemas futuros. Ou seja, poder desempenhar melhor a gestão do negócio.

Como surgiu a Data Driven?

Ciência de dados

Surgiu como uma extensão da ciência de dados, que utiliza algoritmos e métodos científicos para poder transformar dados em informações.

Isso porque um dado não é propriamente uma informação completa, mas um conjunto de dados pode, sim, indicar uma leitura e trazer uma informação relevante para inúmeros propósitos.

Em geral, no mercado atual ter uma cultura orientada a dados significa atuar por meio de algumas ferramentas como Big Data, inteligência artificial e machine learning.

Leia também sobre quais as melhores práticas de Big Data e como aplicar na sua empresa.

Assim, sua principal finalidade é melhorar a performance da organização no mercado e alcançar melhores resultados.

Como funciona e quais as vantagens?

Um dos pontos de uma empresa com cultura data driven tem relação com o acesso às informações, que é otimizado e ampliado.

Isso porque os dados não ficam armazenados de forma tradicional, mas em sistemas centrais. Assim, os colaboradores podem acessar sempre que for necessário analisar algum ponto ou confirmar informações específicas.

Outras vantagens que vale a pena mencionar são, por exemplo:

  • poder identificar tendências;
  • tomar decisões com mais assertividade;
  • otimizar processos;
  • diminuir tempo de fluxos de trabalho e reduzir custos;
  • conseguir se diferenciar dentro do mercado.

Data Driven: como aplicar em sua empresa?

Agora que você já sabe o que é e quais os benefícios do uso da cultura Data Driven, confira abaixo como aplicá-la em sua empresa.

Faça a interpretação dos dados

O primeiro passo para aplicar, é fazer contratar uma consultoria especializada ou um profissional especialista que possa fazer o uso de todas as informações fornecidas de forma estratégica.

Ter em mãos todas essas informações e não saber como usá-las pode atrapalhar mais do que trazer benefícios para a empresa.

Mude o pensamento

Mudar o pensamento, mudança de mindset

Atualmente, ainda existem alguns gestores que priorizam suas experiências e ideias em determinar dados, e isso pode ser um grande erro.

Por isso, para que esse quesito seja aplicado de forma correta é preciso que todos os colaboradores tenham em mente a importância de compreender esses dados e sejam capacitados para saber como fazer o uso deles.

Uso de ótimas tecnologias

Um passo importante desse processo, também é a implementação de tecnologias que garantam uma ótima assistência.

Afinal, essas tecnologias é que farão todo o processo de coleta, armazenamento e cruzamento dos dados, para que assim consiga extrair os relatórios.

Conclusão

Como vimos, a implementação da cultura Data Driven tende a ganhar cada vez mais espaço na gestão empresarial, afinal tem uma proposta vantajosa e que faz todo o sentido para boa parte das empresas, estas já acumulam grandes volumes de dados e muitas vezes não se deram conta.

Se surgiram dúvidas ao longo deste artigo, consulte outros conteúdos em nosso blog para ver outros temas relacionados que podem ampliar sua compreensão.  Lembre-se que pode entrar em contato conosco e não deixe de conhecer alguns de nossos cases.