Vamos entender qual a diferença? Apesar de parecidos, custos e despesas, sejam fixos ou variáveis, têm conceitos diferentes. Veja em detalhes neste artigo.

Índice

1. O que são custos?
2. O que são despesas?
2.1 Despesas fixas
2.2 Despesas extraordinárias
3. Como classificar custos e despesas?

O que são custos?

Custos empresa

Estão relacionados à atividade-fim da empresa. Ou seja, é o valor gasto com bens e serviços essenciais para produzir seu produto ou prestar o seu serviço.

Exemplos:

  • gastos com matéria-prima;
  • pagamento de salários;
  • equipamentos e ferramentas utilizadas nos processos de produção.

O que são despesas?

São gastos não relacionados à atividade-fim do negócio. Ou seja, são gastos relacionados à manutenção do negócio, podendo ser:

Despesas fixas

Que fazem parte do grupo de despesas previsíveis, sendo algumas delas:

  • salários de equipes de apoio (por exemplo, de limpeza ou de manutenção);
  • impostos;
  • aluguéis;
  • contas (água, luz, telefone).

Despesas extraordinárias

Aquelas que são pagas pela empresa de forma aleatória ou sem qualquer previsibilidade, como, por exemplo, a comissão de vendedores.

Leia também: Como fazer a separação entre finanças pessoais e finanças da empresa.

Como classificar custos e despesas?

Primeiro, custos ou despesas fixas são gastos que não variam com o volume produzido ou vendido. Alguns exemplos são: limpeza e conservação, aluguel de instalações e rede de segurança.

Já os custos ou despesas variáveis são gastos que variam em função do volume produzido ou vendido. Alguns exemplos são a contratação de funcionários para atender uma demanda maior no final de ano.

No entanto, existe também uma outra classe de gastos que costuma gera dúvidas: a dos investimentos. Esses tipos de gastos não são custos fixos nem variáveis, pois são pontuais. Isso porque você pode decidir se deseja ou não realizar.

Alguns exemplos de investimentos são:

  • consórcio para renovação frota;
  • empréstimo para aquisição equipamento;
  • compras parceladas de equipamentos.

Agora ficou mais clara a diferença entre eles? Lembre-se que esse tipo de dúvida precisa ser eliminada, para que o básico seja sempre bem feito. E se precisar de ajuda com outras aspectos da gestão de empresa, conte com nossos serviços. Basta entrar em contato pelo site.