Phishing, um golpe virtual que está cada vez mais sofisticado. Normalmente, são mensagens convincentes que possuem estrutura padrão de instituições, escrita formal e um endereço eletrônico de remetente que levanta poucas suspeitas. Até na escolha das cores pode enganar, pois simulam a identidade visual institucional.

Então, entenda melhor como se proteger do phishing e o que significa o termo.

Índice

1. O que é phishing?

2. Quais são os tipos de phishing?
2.1 Phishing por e-mail
2.2 Por meio de sites
2.3 Por meio das redes sociais
2.4 Vishing
2.5 Smishing

3. Como reconhecer a ameaça?

4. Como proteger dados da empresa de ataques phishing?

5. Como um serviço de consultoria pode ajudar?

O que é phishing?

Esse termo é utilizado para definir crimes ou tentativas de golpes virtuais, nas quais o criminoso usa uma “isca” para atrair e “pescar” a vítima.

É quase sempre realizado por meios de comunicação online como e-mail, redes sociais, aplicativos de mensagens ou sites. Mas também pode ser realizado via telefone ou SMS.

Neste tipo de golpe, o criminoso finge ser alguém ou uma empresa de sua confiança. Geralmente, o golpista possui os seus dados como nome, números de documentos e sabe que você é cliente de determinada empresa.

Quais são os tipos de phishing?

Tipos de phishing

O tipo mais comum de phishing é pelo e-mail, mas ele não é o único. Entenda as formas pelas quais esse golpe pode aparecer para você.

Phishing por e-mail

O método mais comum de phishing utiliza o e-mail para enviar a tentativa de golpe. Na mensagem há links que direcionam para sites maliciosos ou autorizam o download de arquivos com o intuito de aplicar fraude.

Por meio de sites

Os sites utilizados pelos golpistas são cópias de sites bem conhecidos e confiáveis. Neste caso, o phishing convence as vítimas por meio de sites falsificados e assim conseguem informações pessoais como acesso do login e números de cartões.

Por meio das redes sociais

Os golpistas também tentam enviar links e arquivos maliciosos pelas redes sociais e apps de mensagens. O esquema é o mesmo utilizado nos e-mails, mensagens que direcionam para o colhimento de dados.

Vishing

Termo utilizado para definir o phishing por voz, ou seja, aquele que é aplicado por ligações. O criminoso tentará, desta forma, conseguir dados sobre a vítima para usar e aplicar golpes.

Smishing

O phishing também pode ser realizado via SMS. Neste caso, você recebe uma mensagem de texto com link e anúncios alarmantes, que te convencem a clicar e ceder seus dados.

Reconhecer as características do golpe é uma boa forma de começar a se proteger dele.

Como reconhecer a ameaça?

E-mails e SMS alarmantes são o primeiro sinal de que se trata de phishing.

Site malicioso phishing

Se a mensagem é de origem duvidosa, é possível verificar também outros detalhes, como por exemplo, erros gramaticais. Muitas vezes a escrita é formal, mas o criminoso pode deixar escapar alguns erros que não seriam cometidos pela empresa.

O endereço de e-mail ou número utilizado pode ser conferido nos canais de comunicação oficiais da empresa. Por mais que seja parecido, verifique detalhes e observe como é diferente dos utilizados pela empresa.

O mesmo vale para a URL do site fraudulento. Tenha atenção aos detalhes e, se ainda restar dúvidas, entre em contato com a empresa.

Como proteger dados da empresa de ataques phishing?

A primeira dica para se proteger dos golpes é jamais confiar em e-mails ou mensagens alarmantes. Desconfie se receber links para trocar ou atualizar a sua conta, pois as empresas jamais entram em contato com seus clientes desta forma, muito menos solicitam suas senhas.

Além disso, jamais clique em links duvidosos ou baixe arquivos que não conheça a procedência no seu computador.

Quando receber mensagens duvidosas, o melhor é entrar em contato com a empresa pelos canais oficiais e pedir esclarecimentos.

Assim, você confirmará se aquela mensagem é real ou é uma tentativa de golpe. Assim que detectada a tentativa de golpe, deve-se bloquear imediatamente o contato.

Como um serviço de consultoria pode ajudar?

Uma consultoria pode ajudar a sua empresa a estar em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados, a LGPD (Lei 13.709, de 14 de agosto de 2018). Essa lei garante que a empresa realize uma gestão segura dos dados de seus clientes, para evitar o vazamento dos mesmos.

Uma consultoria especializada voltada para LGPD pode evitar que golpistas usem o nome da sua empresa e os dados dos seus clientes para aplicar fraudes.

Tem dúvidas sobre o assunto? Entre em contato conosco e conheça nossos serviços.