Com as transformações tecnológicas atuais, as empresas tiram grande proveito de ferramentas e softwares para modernizar os seus processos de gestão e coleta de dados, assim garantem mais assertividade nas ações e melhores resultados. A implementação de um sistema ERP é um exemplo disso.

Leia este artigo para avaliar a necessidade de um na sua empresa.

Índice

1. O que é ERP?

2. Para que serve um sistema ERP?

3. Como o sistema ERP atua nas empresas?

4. Principais vantagens

O que é ERP?

O sistema ERP ou Enterprise Resource Planning é um sistema que serve para tornar mais simples os processos operacionais dentro de uma empresa, agregando inteligência, qualidade e segurança para as informações e integrando diversos departamentos.

Com isso, se permite automatizar processos de cada setor de forma sincronizada, evitando o retrabalho e a dificuldade em encontrar informações, de modo a aumentar a produtividade e eficiência nas operações.

Os softwares ainda podem ser on-cloud, além de ser possível utilizar por qualquer computador ou dispositivo com acesso à internet sem precisar instalar, sendo uma opção barata que criptografa as informações armazenadas.

ERP - Enterprise resource planning with smartphone

Quando são “na nuvem“, essas versões funcionam por pagamento de assinatura, onde se paga um valor recorrente para ter acesso à ferramenta, sendo uma alternativa prática e acessível de utilizar o ERP.

Para que serve um sistema ERP?

Uma ferramenta ERP de qualidade proporciona diversos módulos que atendem diversas necessidades de uma empresa, tais como:

  • controle financeiro;
  • gestão de estoque;
  • emissão de notas fiscais eletrônicas;
  • gerenciamento de informações sobre clientes (CRM), que se desdobra numa melhor gestão comercial.

Aproveite para saber mais detalhes sobre um bom Planejamento Estratégico.

Como o sistema ERP atua nas empresas?

Em pequenas empresas, o sistema ERP auxilia efetivamente na organização completa das atividades e dados empresariais com um investimento baixo, entregando a melhoria da produtividade, garantindo ao pequeno empreendedor tempo livre para reestruturar as estratégias.

Um meio de tornar o ERP ainda mais efetivo é ao realizar a sua integração com a segurança de dados, o que proporciona a preservação da segurança dos dados do ERP, criptografando os dados, implementando firewalls e limitando o acesso de forma segura.

Principais vantagens

Entre as principais vantagens do sistema ERP, podemos citar:

  1. automatização de processos, reduzindo o tempo de tarefas burocráticas;
  2. melhores tomadas de decisões, já que os dados de todos os departamentos empresariais são de fácil acesso, garantindo para as equipes um maior poder analítico;
  3. integração automática dos dados, o que também reduz os erros e a duplicidade nos lançamentos;
  4. disponibilidade para emissão de Notas Fiscais, que ao conciliar os dados financeiros e comerciais no mesmo sistema se garante uma melhor eficiência das notas.

Para maximizar os resultados com o uso de um sistema ERP, saiba que a Metadata pode trazer soluções inteligentes na gestão e análise de dados da sua empresa, garantindo maior destaque no mercado e o alcance de resultados ainda melhores. Conheça nossos cases e entre em contato conosco se tiver dúvidas.