Atualmente, há um forte protagonismo da conectividade no âmbito das empresas. Existe uma explicação para isso: a integração dos setores da empresa por meio da tecnologia e da internet. Mas apesar dos benefícios que isso traz, é preciso cuidado, inclusive sabendo diferenciar segurança da informação de segurança cibernética.

Nesse contexto, termos como “segurança de TI ou de informação” e “segurança da informação” são usados com frequência como sinônimos. No entanto, há uma diferença entre eles que será explicado a seguir.

Índice

1. O que é segurança da informação?

2. O que é segurança cibernética?
2.1 Ataques por vírus
2.2 Worms
2.3 Cavalo de Troia

3. Qual a diferença entre ambas?

O que é segurança da informação?

Segurança da informação (SI) refere-se ao comportamento de uma empresa no sentido de proteger seus dados ou de garantir que eles sejam acessados apenas por pessoas previamente autorizadas.

Alguns exemplos de riscos são a distribuição ilegal de informações pessoais dos clientes e o vazamento de dados para a concorrência.

Em síntese, a SI é uma estratégia abrangente e permite à empresa construir políticas, técnicas e métodos capazes de orientar a equipe de TI no sentido de proteger os dados produzidos por ela, em todo seu âmbito.

Leia também: 7 boas práticas para garantir a segurança da informação na empresa.

O que é segurança cibernética?

Segurança cibernética

Segurança cibernética é um conjunto de ações que envolvem tecnologias, pessoas e processos em torno do objetivo de evitar ataques cibernéticos, oriundos do mundo digital. Podemos também defini-la como uma ramificação da segurança da informação.

Assim, a segurança cibernética atua contra ataques digitais. Entre eles estão:

Ataques por vírus

Trata-se de um código que é criado para danificar um computador, corromper arquivos e destruir dados do sistema. Além disso, ele pode até mesmo controlar o computador.

Worms

É similar ao vírus, com a diferença de que não é preciso da ação do usuário do computador para fazer com que ele se espalhe pelo computador e até mesmo pela rede da empresa.

Cavalo de Troia

Trata-se de um malware que se oculta em programas com aparência legítima. O Cavalo de Troia não se multiplica no computador, mas coleta informações e abre uma brecha no sistema de segurança da informação.

Com isso, o sistema de segurança é fragilizado e podem ocorrer vazamentos de dados, ou até corromper todo o sistema.

Aproveite para saber também: O que é LGPD? Saiba tudo sobre a Lei Geral de Proteção de Dados.

Qual a diferença entre ambas?

Como vimos, segurança da informação não é a mesma coisa que segurança cibernética, ainda que ambas as ações tenham o mesmo foco: proteger a rede ou o sistema da empresa.

Então, quais são as principais diferenças entre essas duas soluções? Basicamente são estas:

  • a segurança cibernética é uma parte da segurança da informação, mas com foco na proteção digital;
  • a segurança da informação é uma política e ação abrangente, ao passo que a segurança cibernética tem um objetivo mais específico;
  • a segurança da informação se preocupa em proteger tanto os dados físicos como digitais da empresa, ao passo que a segurança cibernética tem foco na proteção dos dados digitais.

Embora divergentes, ambas as soluções se complementam e ajudam a empresa a proteger seus dados.

Aproveite o momento e acesse o nosso site para conhecer nossos serviços de gestão e análise de dados. Em qualquer caso de dúvida, entre em contato conosco.