Podemos enxergar o Big Data como uma solução para empresas de diferentes portes. Pois suas melhores práticas não são de aplicação complexa, ao contrário do que muitos imaginam.
Então, para que você fique a par do tema, descubra neste artigo as melhores práticas de Big Data e de que forma podem beneficiar a gestão do negócio.
Índice
1. O que é e para que serve o Big Data?
2. Quais são as melhores práticas de Big Data e como aplicar na sua empresa?
2.1 Registro de informações
2.2 Marketing
3. Benefícios de aplicar práticas de Big Data na empresa
O que é e para que serve o Big Data?
Na verdade, a ideia de reunir dados ou armazenar informações é antiga. Veja uma biblioteca de livros como um exemplo.
Com o passar do tempo, essa ideia foi tomando uma proporção mais complexa, principalmente porque falamos de dados do meio virtual, que não são palpáveis, nem físicos e nem ficam todos em um único local onde se possa ir olhar.
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Se formos falar de um conceito, existe uma história por trás: o termo foi desenvolvido nos anos 2000, quando Doug Laney escreveu um artigo sobre o assunto, dando uma definição mais precisa. Basicamente, Laney resumiu a definição de Big Data em cinco palavras: volume, velocidade, vínculo, variabilidade e variedade.
Dessa forma, o Big Data refere-se a um grande volume de dados que uma empresa produz diariamente. Esse dados são passíveis de análise e podem ser convertidos em informações, dessa visão nasce a ideia de que o Big Data tem potencial de solução e pode fornecer a uma empresa diversos insights para favorecer melhorias em seus processos.
Nesse contexto, é importante destacar que o Big Data não se preocupa necessariamente com o volume de dados, mas com o que se faz com esses dados.
A ideia de uso do Big Data é transformar os dados em informação útil para a gestão do negócio.
Quais são as melhores práticas de Big Data e como aplicar na sua empresa?
É aplicável em empresas de diversos setores do mercado, então vale a pena destacar as melhores práticas de uso de Big Data para servir de exemplo:
Registro de informações
Na saúde, por exemplo, o Big Data tem sido utilizado para o registro e gerenciamento de informações sobre o comportamento dos pacientes. Além disso, também tem sido usado para gerir prontuários, envolvendo exames laboratoriais e consultas realizadas.
Marketing
O setor de saúde é como qualquer outro, o que significa dizer que depende de uma boa estratégia de marketing para que consiga alcançar seus objetivos.
Sendo assim, o Big Data pode ser usado por empresas do segmento de saúde para compreender os hábitos dos pacientes e, com base nisso, oferecer a eles o melhor atendimento e soluções.
Benefícios de aplicar práticas de Big Data na empresa
O uso de Big Data pode oferecer alguns benefícios para a empresa. Veja:
- maior organização e uso dos dados produzidos pela sua instituição;
- melhor tomada de decisão;
- mais capacidade de compreensão dos hábitos e/ou comportamentos dos pacientes;
- potencial para desenvolver estratégias mais assertivas com foco em crescimento e sustentabilidade do negócio.
Em conclusão, usar o Big Data é hoje indispensável para a empresa que busca melhorar seu desempenho e agir baseada em dados analisados estrategicamente.
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