O Planejamento Estratégico é essencial para todo negócio. É a etapa onde serão definidos norteadores para orientar a empresa ao destino pretendido.
Índice
1. Por onde começar um Planejamento Estratégico?
2. Análise SWOT: ferramenta que auxilia o Planejamento Estratégico
2.1 Ambiente interno
2.2 Ambiente externo
3. E como fazer os diagnósticos da Análise SWOT?
4. Quais as diferenças entre os fatores Internos e Externos?
4.1 Exemplos de fatores internos
4.2 Exemplos de fatores externos
Por onde começar um Planejamento Estratégico?
A ideia é começar pelo diagnóstico da empresa. Essa etapa deve funcionar como um raio X completo do seu negócio.
Pensar na estratégia do seu negócio é:
- definir de forma clara os fundamentos da empresa (para os clientes, colaboradores e parceiros);
- pensar no mercado e em possíveis oportunidades;
- refletir sobre seus recursos internos e em seus concorrentes;
- definir o futuro esperado para direcionamento e priorização de atividades;
É importante ressaltar que o Planejamento Estratégico precisa ser atualizado, tendo em vista que o mercado é dinâmico.
Análise SWOT: ferramenta para o Planejamento Estratégico
Também conhecida como análise FOFA, é uma ferramenta de Planejamento Estratégico para a gestão de projetos, usada pelas empresas para analisar cenários e embasar a tomada de decisões.
Por meio dessa análise podemos obter um diagnóstico completo da situação da própria empresa e dos ambientes que estão no seu entorno.
O resultado dessa análise é uma matriz 2X2, chamada de Matriz SWOT, que divide os quatro pontos de análise entre fatores internos/externos e positivos/negativos. Confira os pontos a seguir.
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Ambiente interno
Onde é possível ter o controle de tudo que o envolve, como a capacidade intelectual, tecnologia utilizada, ações de comunicação e marketing, cultura organizacional, gestão de projetos e outros aspectos. Aqui deve-se analisar:
Forças (Strengthts)
Em forças, são analisados fatores como:
- o que faz com que os clientes optem por determinado negócio;
- localização privilegiada;
- o que diferencia o negócio dos demais, entre outros.
Fraquezas (Weaknesses)
Já nas fraquezas, pense em questões internas que podem ser ruins para o negócio, tais como:
- desequilíbrio do fluxo de caixa;
- identidade visual inadequada;
- dificuldades com distribuição de mercadorias.
Ambiente externo
Aqui entram questões relacionadas à política, crises econômicas, desastres ambientais, taxa de juros, concorrência, mudanças na legislação, entre outras. Nesse ambiente, deve-se observar e trabalhar as:
Oportunidades (Opportunities)
O momento de indicar quais são as mudanças no mercado que, de alguma forma, são positivas para o cliente, como fatores econômicos e identificação de novas oportunidades que estão surgindo.
Ameaças (Threats)
Cenário no qual se concentram todos os fatores desfavoráveis para a empresa.
É importante ressaltar que a Análise SWOT deve ser realizada periodicamente em razão das constantes alterações que sofre.
E como fazer os diagnósticos da Análise SWOT?
Para que a matriz seja construída toda a equipe pode, e deve, se envolver no processo da análise, para que ela seja a mais completa e enriquecedora possível.
Não há como realizar uma boa análise sem um trabalho de colaboração entre todos os envolvidos no planejamento.
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Quais as diferenças entre os fatores Internos e Externos?
A análise interna dos processos dá uma melhor visão sobre as vantagens e desvantagens que a empresa tem diante da concorrência. A partir dela, os pontos fracos podem ser eliminados ou aprimorados, e os pontos fortes são desenvolvidos para se tornarem peças-chave do sucesso o negócio.
Exemplos de fatores internos
Forças
Os pontos de força mais comuns:
- equipe capacitada;
- marca forte;
- gestores preparados;
- clima organizacional bom;
- software empregados.
Fraquezas
Alguns dos principais exemplos de fraquezas são:
- equipe desmotivada;
- objetivos indefinidos;
- falta de controle;
- cultura não definida ou mal trabalhada.
A análise seguinte, (Oportunidades e Ameaças) corresponde ao impacto dos fatores externos no desenvolvimento da empresa.
Esses fatores fogem do controle das empresas, mas seus impactos podem ser medidos de forma a deixar a empresa mais preparada para seus possíveis efeitos.
Exemplos de fatores externos
Ameaças
- clima chuvoso (para um resort na praia, por exemplo);
- escassez de água,
- taxas de juros elevadas.
Oportunidades
- real valorizado (para uma agência de viagens ao exterior, por exemplo);
- reformas constitucionais em andamento;
- queda da taxa de juros.
Bem, a partir deste artigo, que toca apenas resumidamente em alguns pontos do Planejamento Estratégico de uma organização, você já soube um pouco mais do assunto. Quer ver tudo isso funcionar na prática e gerar resultados? Entre em contato conosco.