Com o aumento da competitividade entre as organizações e a crescente necessidade de tomar decisões mais rápidas no mundo dos negócios, surgiram ferramentas e práticas com a finalidade de garantir o fluxo organizado de um grande volume de informações e, nesse contexto, duas ferramentas se destacam: Business Intelligence e Big Data.

Esse controle e visão mais abrangentes dos dados podem gerar mudanças positivas, eliminar a ineficiência e favorecer a adaptação com mais velocidade às mudanças exigidas pelo mercado.

Índice

1. O que há de diferente entre Big Data e BI?

2. Big Data
2.1 Vantagens da aplicação do Big Data

3. Business Intelligence
3.1 Onde já existe BI

4. Afinal, qual é a diferença entre essas duas ferramentas?

O que há de diferente entre Big Data e BI?

Big Data tem como objetivo processar em tempo real um volume muito elevado de dados. Já o BI (Business Intelligence) objetiva apresentar de forma organizada os dados, independente do volume, para que seja possível extrair insights para tomada de decisões de forma estratégica.

Como sabemos, o grande desafio das organizações modernas é transformar o enorme volume de dados em informações relevantes. Por isso, vamos entender melhor cada ferramenta.

Big Data

Utiliza métodos matemáticos para captar, coletar e processar um grande volume de dados, garantindo que esses dados não sejam perdidos.

O Big se estabelece sobre três pilares fundamentais:

  • alto volume;
  • agilidade;
  • diversificação.

Trata-se de uma ferramenta muito útil para promover melhorias por meio da capacidade de mostrar caminhos, tendências e correlações de dados, fortalecendo a capacidade de tornar sua organização mais competitiva.

Vantagens da aplicação do Big Data

Vantagens Big Data

Algumas vantagens que podemos citar são:

  • desenvolver produtos;
  • propor modelos de inteligência artificial;
  • garantir a eficiência operacional;
  • controlar/minimizar fraudes;
  • avaliar a experiência do cliente;
  • realizar manutenção preditiva e preventiva;
  • promover a inovação.

Contudo, nem todo dado pode ser facilmente convertido em informação relevante. A verdade é que muitas informações produzidas e coletadas não têm relevância para o negócio. Ou necessitam de uma análise mais profunda para torná-las úteis. Nesse contexto, o Business Intelligence surgiu como solução.

Business Intelligence

O termo Business Intelligence (BI) em si refere-se a todos os sistemas automatizados, que importam fluxos de dados de todos os portes e utilizam para produzir informações que orientam o gestor para tomar decisões específicas.

O BI foca na agilidade da coleta, organização, transformação e disponibilização de dados.

De forma sintética, o Business Intelligence atua como um minerador, que minera, limpa e apresenta os dados internos e externos de forma organizada e de fácil compreensão

Onde já existe BI

Business Intelligence

Atualmente o Business Intelligence está presente em vários processos gerenciais, dentre eles:

  • mineração de dados;

  • geração de relatórios operacionais;

  • benchmark e métricas de desempenho;

  • análise descritiva;

  • construção de dashboards estratégicos e de avaliação;

  • comparação de dados da concorrência;

  • automação de atividades.

Afinal, qual é a diferença entre essas duas ferramentas?

A diferença entre o Big Data e o Business Intelligence está no foco.

Big Data se preocupa com o processamento de dados, bem como a descobertas de correlações, sem necessidade de exatidão e precisão desses dados.

Já o Business Intelligence se preocupa em coletar, organizar e transformar esses dados em informações relevantes para sua organização, sendo uma fonte valiosa para tomar decisões de forma rápida e confiável. Mas a ferramenta precisa de um “guia”, ou melhor, um mentor para realizar as transformações necessárias. 

Apesar de diferentes, o Big Data e o Business Intelligence se complementam, o BI responde perguntas usuais do mundo corporativo, respeitando o perfil do gestor, e o Big Data interage com novas possibilidades e questionamentos desconhecidos.

Agora que você conhece melhor os dois conceitos e sabe que ambos têm propostas interessantes para qualquer negócio, acesse nosso site e entre em contato com a Metadata Soluções Inteligentes, temos uma solução de gestão sob medida para sua empresa, com base em uma cultura orientada a dados que vai fazer toda a diferença.